como escolher uma profissão certa

Chega um momento da nossa vida que precisamos escolher qual profissão devemos seguir, o que era para ser fácil parece virar um dilema, então vamos te ajudar dicas de como escolher uma profissão certa.

COMO O QUE VOCÊ SE IDENTIFICA?

Para saber qual profissão combina com você, é importante que identifique seus gostos e também o que não quer como profissão, é essencial conhecer o que você tem mais afinidade, e isso vai te servir como um norte inicial.


Umas das ferramentas que vai ajudar bastante são os testes vocacionais, pois ao fazê-lo você recebe uma lista de cursos e profissões de acordo com seu perfil, e com isso, poderá pode pesquisar e avaliar cada profissão, o que é importante para depois não se arrepender.

Porém é essencial que responda os testes com a maior sinceridade possível, do contrário, vai perder seu tempo e não vai encontrar nada que realmente se identifique. Os testes vocacionais podem ser feitos online, existe infinitos sites que poderá realizar seus testes.

Algumas universidades e cursos aplicam testes vocacionais, com o intuito de ensinar como escolher uma profissão certa, e o curso que mais lhe interessa.

Isso é extremamente importante para que não comece a cursar uma formação, e no meio do caminho tenha que desistir por falta de afinidade, o que é um dos maiores motivos de frustração dos estudantes atualmente.

Ao se formar, automaticamente vai ingressar no mercado de trabalho, desta forma, se ao começar uma formação, desistir por não se identificar, sua inserção no mercado de trabalho levará mais tempo.

Após identificar as profissões através dos testes vocacionais que são compatíveis com seu perfil, dentre as opções fornecidas escolha 3 profissões, pesquise sobre elas.
  
O momento da escolha de uma profissão é muito importante, pois é um passo decisivo na vida e precisa ser decidido corretamente,  pois ainda levará anos até a formação, e é um tempo da sua vida que não vai querer desperdiçar. 

DICAS PARA SABER COMO ESCOLHER UMA PROFISSÃO CERTA

⦁ Faça testes vocacionais;
⦁ Não se desespere por ficar em dúvida entre duas ou mais profissões, isso é natural;
⦁ Não fique fazendo cursos ou se dedicando a profissões que você provavelmente não vai exercer;
⦁ Defina o objetivo do por que você quer ter uma profissão;
⦁ Busque informações sobre as profissões e carreiras;
⦁ Informe-se também sobre o tempo que leva a formação de cada carreira que está analisando ou a escolhida;
⦁ Tenha calma a escolher sua profissão;
⦁ Converse com pessoas já formadas em algumas áreas que tenha interesse;
⦁ Não se cobre tanto;
⦁ Não se deixe levar apenas pelo retorno financeiro;
⦁ Saiba que o vestibular não é um bicho de sete cabeças.


Não se deixe levar por momento de pressão de familiares e sociedade para escolher rapidamente o que quer fazer, existem dois tipos de pessoas, as que desde cedo já sabem o que querem como profissão, e  as pessoas indecisas.

Estas ainda não encontraram uma profissão, não se identificaram absolutamente com nada. Caso você seja uma pessoa decidida, você é uma pessoa de sorte, por que são poucas pessoas que já sabem como escolher uma profissão certa.

Se for uma pessoa indecisa, saiba que você não é a única, o mundo está repleto de pessoas que não tem a mínima noção de que profissão irão exercer.

Existe também, as pessoas que caem em uma profissão de paraquedas e acaba se identificando, justamente por não saber o que quer. Desta forma, se arrisca na primeira oportunidade que lhe aparece e incrivelmente se sai bem por ser uma pessoa esforçada, você talvez possa ser uma dessas.

Mas fique tranquilo, seguindo essas dicas você tem grandes chances de não cometer erros ao escolher sua profissão, e se isso acontecer, não fique chateado, use como aprendizado.

Se errar, não tem problema, na próxima você procura acertar, saiba que a profissão certa não é aquela que lhe oferece rios de dinheiro e sim a que te fornece prazer e satisfação em exercê-la.

A IMPORTÂNCIA DA SUA FORMAÇÃO PARA SUA VIDA

dicas para saber como escolher uma profissão certa

Dizem que o trabalho enobrece o homem, e é pura verdade, por que sua profissão mostra quem você é. O que você faz no dia-a-dia no seu trabalho, as decisões que toma e como lida com as outras pessoas, serão fundamentais para seu crescimento como pessoa e como profissional.

Logo podemos ver a importância de se formar em uma profissão que você sinta afinidade, que afirma os seus princípios e que seja prazerosa.

Você poderá exercer essa profissão durante anos e no meio do caminho pode até mesmo encontrar outra profissão que também lhe agrade, alternativas existem para isso.


Então saber como escolher uma profissão certa é essencial para que você seja feliz, pois até trabalhando devemos ser prósperos e abundantes no que fazemos, embora muitas vezes o retorno financeiro não seja o ideal, é a nossa contribuição para a sociedade que conta.

Nada melhor do que exercer a profissão que te define e que você ama fazer, pense... Você passará muitos anos da sua vida fazendo a mesma coisa e sendo remunerado por isso, então se empenhe no que você escolheu para fazer.

Para ter sucesso em qualquer profissão é necessário empenho e dedicação, não é a profissão que faz o sucesso, e sim o profissional esforçado que valoriza a profissão. Ao exercer uma profissão, saiba que vai muito além de apenas ter talento.

Ser esforçado pode fazer você ultrapassar muitas barreiras, levando-o a ter uma carreira de sucesso, sua jornada só depende de como você se doa, para o que se propõe a fazer. 

Converse com seus pais, deixe claro o que gosta de fazer, seja sincero nas suas decisões, procure não escolher algo, simplesmente para agradar alguém a sua volta.

Uma profissão é uma vida, uma carreira que vai construir todos os dias, uma história que apenas você poderá escrever. É muito dececionante chegar aos 60 e descobrir que poderia ter sido diferente. Portanto, pense, reflita, escolha fazer o que gosta, e faça sempre o seu melhor!