viver bem na terceira idade

A vida é tão bela que devemos aproveitá-la de todas as formas possíveis e na maioria das vezes pensamos somente no presente, e esquecemos que vamos envelhecer, então trouxemos algumas dicas de como viver bem na terceira idade.

Será que tem como ainda se manter jovem, quando se chega na melhor idade? A resposta para essa pergunta é sim, claro que sim!

Tudo começa pela cabeça, o desejo de continuar com vigor, saúde e vontade de viver faz com que você veja a vida de outro modo, já que quando se chega na terceira idade a maioria das pessoas já adquiriram muita experiência de vida.


Provavelmente já alcançaram alguns de seus objetivos de vida e fizeram grandes realizações, construíram família, carreira profissional e quando se chega na melhor idade, a vida não termina e sim começa pois se inicia um novo ciclo.

A terceira idade não é uma reta terminal, o envelhecer faz parte da vida é um ciclo que todos iremos passar, porém podemos escolher se viveremos ela bem ou não, tudo que fazemos na juventude pode ter consequências que resultarão quando estivermos na velhice.

O desgaste do tempo no corpo e mente é inevitável, porém com bons hábitos e a escolha por ser feliz, faz com que esse desgaste seja amenizado proporcionando uma melhor qualidade de vida e independência.

Nada melhor que ter uma velhice de qualidade, para viver bem na terceira idade escolher ser feliz é o segredo para uma vida longa e com dignidade.

ALGUMAS DICAS PARA SE VIVER BEM NA TERCEIRA IDADE

⦁ Prepare-se financeiramente enquanto é jovem para ter uma velhice tranquila;
⦁ Deixe a teimosia de lado, nem sempre temos razão!
⦁ Não fique se auto medicando e nem procure por doenças que você não tem;
⦁ Arrisque-se, não deixe o medo te parar só por que já está na terceira idade;
⦁ Namore, viva o amor, para amar não existe idade;
⦁ Se atualize interagindo com as tecnologias;
⦁ Pratique exercícios físicos, tanto atividades individuais e coletivas para manter uma qualidade de vida;
⦁ Mantenha uma boa alimentação, opte por hábitos saudáveis;
⦁ Exercite a mente, leia bastante, faça atividades que estimulam a mente;
⦁ Faça passeios ao ar livre, seja ativo;
⦁ Tenha um animal de estimação, animais ajudam no desenvolvimento das relações humanas;
⦁ Cuide da saúde, vá ao médico fazer os exames de rotina;


O envelhecimento se inicia quando nascemos e se encerra quando morremos, então não tenha medo, é apenas uma etapa ao compreender e aceitar esse processo natural da vida será tudo bem mais fácil. 
  
A melhor idade é um ótimo momento que a vida lhe oferece, pois já que você chegou da velhice, foi por que a vida lhe deu a oportunidade de estar vivendo mais um ciclo.

O que significa que você deve aproveitá-lo, seja tendo experiências novas, tendo amores novos, atuando em áreas diferentes de sua profissão, viajando para lugares que nunca foi, enfim é o momento de renovação.

Momento onde você continua aprendendo tudo novo de novo, porém algumas preocupações ainda continuarão como saúde, bem-estar e vida social, mas você estará em um outro nível, pois neste momento não há mais pressa para viver.

Cada momento poderá ser aproveitado e sentido no seu devido tempo, com sua intensidade sem ansiedade, ao chegar na melhor idade umas das coisas que ajuda a viver bem na terceira idade, é manter a vida social ativa, o convívio social é ótimo para a qualidade de vida, a socialização só traz benefícios.

Quando se envelhece normalmente, os hábitos anteriores não existirão mais, e tudo se inicia quando a pessoa se aposenta, e ao se aposentar deixa de trabalhar, de frequentar determinados lugares, de encontrar amigos e de estar frequentemente ativo.

Com isso a pessoa pode começar a se sentir inútil e começar a ficar introspetiva, menos social, o que começa a interferir na saúde física e mental e acaba virando uma bola de neve, por que o idoso vai ficando ocioso, se sentindo sozinho e por muitas vezes entrando em depressão.

Para viver bem na terceira idade é importante que quando chegar nessa fase da vida, você esteja pronto para se adaptar às mudanças, e é essencial manter a vida social.

A socialização tem um papel fundamental na vida dos idosos, pois além de proporcionar diversão auxilia no bem estar e traz benefícios para a saúde como:

⦁ Potencializa a memória;
⦁ Relaxa o organismo;
⦁ Reduz o desenvolvimento de doenças cardíacas;
⦁ Ajuda a regular o sono.

ENTENDENDO O ENVELHECIMENTO PARA VIVER BEM NA TERCEIRA IDADE

passo a passo para se viver bem na terceira idade

Quando se envelhece já se espera que seja o período onde se acomete maiores dores articulares, doenças e problemas de saúde, o que antes não tinha no organismo, que aparece e que é considerado como fatores comum da idade avançada.


Mas quando o idoso se mantém ativo, auxilia na manutenção da saúde e na prevenção de inúmeras doenças, tanto físicas como mentais e ainda trata doenças crónicas e também ajuda no convívio social.

Manter hábitos saudáveis como práticas de exercícios, alimentação de qualidade, vai proporcionar que você possa viver bem na terceira idade, a atividade física retarda o envelhecimento previne a perda de coordenação motora e ajuda o idoso a ser mais independente.

Como essa fase da vida é um período onde a rotina está mais branda, evitar aborrecimentos e estresse desnecessários é importante, quando se chega na terceira idade é importante tentar se adaptar à nova rotina tentar se manter o máximo possível saudável.

Para se viver bem na terceira idade é preciso que você se cuide, se previna e se prepare, ou seja, se planeje para aproveitar a melhor idade com qualidade de vida, este é o momento para viver apenas em função da felicidade.

Entenda que envelhecer não é morrer e sim, uma nova oportunidade de ter grandes e novos momentos com uma visão mais madura e experiente da vida, logo para viver essa fase estando bem, é preciso estar aberto a novas mudanças e está pronto para se arriscar nos belos momentos da vida.