bem sucedido financeiramente

O que significa sucesso financeiro para você? Certamente, todo mundo tem uma definição diferente. No entanto, quando tocamos nesse assunto, a reflexão mais sábia a se fazer é: como ser bem sucedido financeiramente?

Bem, podemos definir que para obter o sucesso, é preciso tomar decisões sábias com o dinheiro que você tem. O que envolve noções de empreendedorismo e gera múltiplos fluxos de renda para você!

Você deve ter planejamento para pode viver bem, aproveitando do bom e do melhor junto aos seus familiares, sem se endividar. Claro, que cada pessoa é única, com um conjunto diferente de metas, responsabilidades e conhecimento.


No entanto, existem regras básicas que podem ser seguidas para equilibrar e impulsionar a sua vida financeira. Abaixo enumeramos algumas delas para facilitar que você tome as rédeas da sua vida financeira.

9 DICAS PARA SER BEM SUCEDIDO FINANCEIRAMENTE

1. GASTE MENOS DO QUE VOCÊ GANHA

Este princípio é o mais difícil de implementar e o mais essencial para o seu sucesso. Entretanto, para que isso dê certo, é crucial que você entenda a diferença entre uma necessidade e um gasto desnecessário. 

Veja um exemplo: você pode “precisar” de um automóvel confiável para se deslocar até o trabalho, porém, deseja comprar o mais luxuoso modelo, com assentos de couro e rodas cromadas, por exemplo.

O carro luxuoso deixa de ser uma necessidade e sim um gasto extra, que poderia ser evitado, já que é possível encontrar carros tecnológicos e confortáveis que custam bem menos do que carros de luxo. 

Então se ligue nesta dica: não se deixe seduzir pelas falsas promessas de anunciantes e vendedores, veja suas opções e pelo o que você realmente pode pagar. 

2. DEFINA METAS

Quem precisa de objetivos? Você precisa, se quer ser bem sucedido financeiramente. Isso é imprescindível a qualquer pessoa que tenha sonhos e aspirações na vida. 

Para conquistar uma vida financeira satisfatória, é necessário estabelecer metas específicas, mensuráveis, alcançáveis e realistas. Também é importante ter noção de tempo para cumprir cada meta. 

Se não fizer isso, você desperdiçará tempo e dinheiro.

3. CONFIE NOS SEUS INSTINTOS

Ninguém vai pensar em alcançar suas metas por você, nem vai economizar grana ou administrar os seus negócios. Afinal, só você sabe de quanto precisa e o quanto pode poupar. 


Você e sua família serão os beneficiários ou as vítimas de suas decisões financeiras. Por essa razão, você nunca deve tomar ou concordar com qualquer ação de investimento por influência de terceiros ou que você não entenda completamente.

Confie nos seus instintos para realizar os investimentos que você acha pertinente. 

4. DESENVOLVA UM ORÇAMENTO DE CURTO E LONGO PRAZO PARA SER BEM SUCEDIDO FINANCEIRAMENTE

O mapeamento de suas economias e despesas de curto e longo prazo, bem como a possibilidade de ganhos, vai ajudar você a entender o que precisa fazer para atingir suas metas.

Saber o quanto você precisa economizar a cada mês e ter um fundo de emergência é fundamental para garantir que possa lidar com custos inesperados que inevitavelmente surgem.

5. FAÇA DO TEMPO SEU AMIGO

Você precisa reconhecer que a segurança financeira para a maioria das pessoas é o resultado de uma vida inteira de economias, não um evento de sorte ou resultado de um milagre. 

Não há nenhuma figura mítica, como o Papai Noel, distribuindo presentes em formato de milhões de reais por aí. Mas o tempo e um investimento consistente podem resultar em somas muito grandes.

Se você quer ser bem sucedido financeiramente deve criar o hábito de fazer algum investimento a cada mês, não importa quão pequeno ele seja.

6.OBTER ESSA PROMOÇÃO

dicas para ser bem sucedido financeiramente

A melhor coisa que você pode fazer pela sua carteira é impulsioná-la. Seja encontrando melhores oportunidades ou até crescendo dentro da empresa onde está inserido. 


Se você estiver no mesmo cargo há um ano ou mais, é hora de começar a procurar oportunidades de promoção. Você pode iniciar conversas com seu chefe bem antes de sua reunião de desempenho, para trocar ideias sobre um aumento de salário. 

Se as oportunidades dentro da sua empresa atual forem limitadas, busque oportunidades fora dela! A maioria das pessoas acha que pode aumentar significativamente o salário indo para uma empresa diferente do que se mantendo fiel ao trabalho de anos.

Não importa como você vai fazer isso, mas faça com que a promoção seja um foco este ano. Mesmo um salto salarial de 10% pode ter um impacto enorme em seus ganhos ao longo da vida.

7. NÃO EMPRESTE DINHEIRO

Fuja do empréstimo, pois é uma cilada. Pode ser o amigo mais próximo, ou até um familiar, se um deles falhar na hora de pagar as parcelas que deve ao banco ou corretora, sua pontuação de crédito vai dar um mergulho profundo, pois quem vai ficar devendo vai ser você. 

Até porque o dinheiro que você emprestou não está retornando e, por isso, vai acabar se endividando para conseguir arcar com seus compromissos financeiros.  

8. FAÇA SACRIFÍCIOS!

Os bem-sucedidos financeiramente aceitam uma redução na renda, dirigem um carro usado barato e reduzem o tamanho da casa se precisarem, tudo para ser bem sucedido financeiramente

Eles então pegam o dinheiro que economizaram e investem ou re-investem em algo que os fará ganhar ainda mais dinheiro no futuro. Às vezes, pessoas ricas escolhem viver dessa forma por longos anos, pensando em colher os benefícios disso futuramente.

9. RELAXE E TOME O CAMINHO LONGO E CERTO PARA O SUCESSO FINANCEIRO

A capacidade de aceitar o desconhecido e lidar com o inesperado (como grandes variações no retorno dos investimentos) é, muitas vezes, um risco. Todos têm um nível diferente de tolerância.

Se você tem algum investimento ou pode estar considerando um investimento que irá mantê-lo acordado à noite se preocupando com o resultado, evite-o ou livre-se dele. 

Há muitas outras oportunidades de investimento disponíveis que podem atender aos seus objetivos, sem te deixar sofrendo com preocupações indevidas. 

Se algo ruim acontecer, respire fundo e tome a melhor decisão possível com base nos fatos disponíveis para você, para dar a volta por cima. Há poucas coisas que não podem ser corrigidas, incluindo retornos de investimento ruins, por isso não dê um passo maior do que a perna.