motivação no trabalho

Após anos em um mesmo trabalho, pensamentos sobre aposentadoria e sobre mudar de emprego começam a rondar nossas cabeças. Isso porque realizar a mesma atividade todos os dias pode se tornar monótono, e quando isso acontece, como fazer para ter motivação no trabalho?

Lembre-se dos bons e velhos tempos que você passou nesta função e do misto de sensações que sentiu no primeiro dia de trabalho. A atitude e motivação que surgiu dentro de você naquele momento foi imbatível, não foi?!


Certamente, muitos de nós sente o mesmo, no entanto o sentimento não perdura por longos anos. Sabe por que? Porque acaba se transformando em uma atividade obrigatória para a qual você deve se entregar, em troca de dinheiro.

Se você está trabalhando há anos, há uma boa chance de ter alcançado alguns de seus objetivos e já se sentir bem-sucedido. Embora isso seja fantástico, pode dificultar que você continue se esforçando para alcançar o próximo nível de sua carreira.

Se você quer impulsionar e continuar bem animado no local de trabalho, siga as nossas dicas listadas abaixo.

9 DICAS PARA  TER MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

1. FAÇA O SEU MELHOR

Para recuperar a motivação no trabalho coloque sua mente focada nas tarefas que você tem para executar. Se você quiser fazer o melhor que pode fazer no trabalho, precisa não apenas se comprometer com isso. 

Você tem que se dedicar para entregar o melhor de si naquilo que está fazendo. Sabe por que? Porque assim será reconhecido pelo trabalho e te incentivará a continuar dessa forma. 

A única maneira de esperar bons resultados é fazer com que seja sua missão obtê-los. Faça por merecer e você poderá ser recompensado com isso, por meio de promoções, bónus e conhecimento. 

2. ESTABELEÇA METAS PARA TER MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Agora que você se comprometeu a manter-se motivado, vamos falar sobre como você pode dar continuidade a essa motivação. Para isso,você pode se beneficiar da tecnologia e dos dispositivos modernos para definir as metas que devem ser cumpridas para se motivar a trabalhar. 

Existem inúmeros aplicativos gratuitos na Internet que funcionam como agendas digitais, que podem ajudar você a cumprir todas as tarefas disponíveis em seu local de trabalho. 

O bom é que eles são capaz de ajudar você a estabelecer suas metas de longo e curto prazos e a mantê-lo no caminho certo para alcançá-las, tornando-o ainda mais responsável.

3. NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER PAUSAS

Se você é alguém que tem se dedicado completamente ao trabalho, cumprindo as tarefas estabelecidas e dando o melhor de si para entregar bons resultados, pode parecer impossível encontrar tempo para fazer intervalos.

Porém, fazer essas pausas é essencial para manter-se motivado durante todo o dia. Quem trabalha sem fazer pausas, fica desgastado rapidamente e perde a motivação no trabalho rapidamente. 


Se o seu chefe lhe sugere que tire um tempo durante o dia para se afastar de qualquer coisa relacionada ao trabalho, aproveite a chance. 

Você pode sair para um passeio ou simplesmente caminhar até a cozinha do escritório encher a garrafa de água ou tomar um café. Fazendo disso, quando você voltar para sua mesa, pode ter certeza de que irá se sentir mais energizado e revigorado.

4. OBTENHA FEEDBACK DE SEUS SUPERIORES

O feedback pode ser assustador em alguns casos, mas também pode ser incrivelmente motivador. Se você faz o seu trabalho de maneira correta, o feedback pode servir como um impulso para a continuação dessa boa postura.

Isso imprescindível para a motivação no trabalho. Lembre-se de que se seu trabalho está pendente, a crítica construtiva pode empurrá-lo para frente, incentivando-o a correr atrás do prejuízo e continuar a fazer o seu melhor.

5. NÃO SE CONCENTRE NOS PROBLEMAS QUE VOCÊ NÃO PODE CONTROLAR

motivação no trabalho - como se motivar

Sabemos que nunca é um bom uso de energia gastar nosso tempo focando nas coisas que simplesmente não podemos controlar. O trabalho não é uma exceção. 

Para ficar o mais motivado possível, nossa sugestão para você é fugir desse tipo de problema, evitando que perca tempo com assuntos que estão fora do seu controle. 

Se você se concentrar neles, isso vai acabar impedindo o seu progresso no trabalho, interferindo inclusive na sua motivação. Para que isso não aconteça, preocupe-se com as coisas que você tem poder sobre, aproveitando para focar toda sua energia nelas.

6. CONFIGURE UM SISTEMA DE RECOMPENSAS PARA VOCÊ MESMO

Premiar-se pode ser uma ótima opção quando se trata de continuar motivado no trabalho. Você pode estabelecer um sistema de recompensa para si mesmo toda vez que completa um projeto ou consegue melhorar algum aspecto dentro da empresa, seja conquistar um novo cliente ou economizar milhares de reais para a companhia


Essa recompensa pode ser um chocolate, um sorvete, o ingresso para o show que você queria ir, tudo vai depender do que você gosta de fazer. 
Esse tipo de incentivo poderia ser incrivelmente eficaz.

7. CONSIDERE O "POR QUÊ" DAS TAREFAS

Sim, você precisa concluir uma determinada tarefa hoje, mas por quê? Você precisa responder esta pergunta para aprender a determinar as suas prioridades. 

Isso é imprescindível para aumentar sua motivação no trabalho e concluir as tarefas pendentes. Isso permite que você não desvie a atenção nem o raciocínio do que está fazendo e entregue um trabalho com mais qualidade. 

8. COMPRE NOVAS ROUPAS PARA O AMBIENTE DE TRABALHO

Vá às compras para adquirir novas roupas de trabalho, isso dá um ânimo novo para os seus dias no local de trabalho. Vestir uma peça de roupa nova no trabalho pode ajudá-lo a manter o foco no escritório e ainda elevar sua autoestima no ambiente de trabalho. 

Dirija-se à sua loja favorita e escolha algumas peças inovadoras, isso funcionará como um incentivo para que seu trabalho seja feito de maneira excelente.

9. SAIA COM SEUS COLEGAS PARA SE DIVERTIR

Às vezes, quando passamos muito tempo junto de outras pessoas no trabalho, a última coisa em que podemos pensar é em passar ainda mais tempo com elas depois do expediente. 

No entanto, sair com seus colegas de trabalho para um happy hour ou para um passeio na praia pode ser um motivador de trabalho bem válido. Isso acontece, porque estas pessoas sabem e entendem o seu dilema no ambiente profissional e buscam uma motivação extra igual a você!