COMO TERMINAR UM RELACIONAMENTO SEM DEIXAR TRAUMAS?

Terminar um relacionamento pode ser um tormento para muitas pessoas, inclusive se o casal já tiver filhos e um relacionamento de longos anos.

terminar um relacionamento

Muitos homens sentem dificuldades para terminar um relacionamento, talvez até mais do que muitas mulheres, vamos mostrar aqui, que com algumas atitudes simples, é possível dar fim em um relacionamento sem traumas para ambas as partes.

SAIBA COMO TERMINAR UM RELACIONAMENTO DE MODO SAUDÁVEL

Homens que têm mais objetivo conseguem informar para sua parceira que o namoro, noivado ou casamento acabou, porém, boa parte dos homens ficam com medo de reagir e vão procrastinando a decisão a cada dia que passa.

As mulheres, na maior parte das vezes, tendem a rejeitar um término, principalmente se na relação já houver filhos envolvidos. Confira algumas dicas, para que você possa passar essa fase de maneira mais tranquila e segura:

1. CUIDADO COM A SINCERIDADE 

Ter franqueza nessa situação é ideal, mas temos que ter cautela com as palavras para não machucar ninguém. As mulheres costumam perceber com mais facilidade quando o homem está apaixonado por outra, e não consegue revelar. 

Evite mentir, fale sempre a verdade, exponha suas angústias e o que te impede de continuar o relacionamento. 

2. PREPARE UM AMBIENTE ADEQUADO

Nunca termine o namoro em datas especiais, como aniversário, Natal, Páscoa, etc, isso pode deixar seu parceiro traumatizado e com raiva de você para o resto da vida. 

Procure um lugar tranquilo em um dia neutro, veja uma data na agenda que não irá comprometer os afazeres de ambos os lados, como trabalho e estudo, por exemplo. 

3. QUERER DAR UM TEMPO PODE SER TERRÍVEL

Não plante falsas esperanças em uma pessoa que ainda gosta de estar com você, tanto homens como mulheres usam essa desculpa quando não encontram coragem para encerrar de uma vez o relacionamento. 

As pessoas com dificuldades de expressar sentimentos, podem acabar se prejudicando nesse momento. 

4. NO TÉRMINO, NINGUÉM TEM CULPA DE NADA

Não confunda término com crise de relacionamento, sendo assim, neste caso, os dois não são culpados de absolutamente nada. Para não deixar o momento ainda mais agressivo, evite discussões desnecessárias.

É importante não colocar nas costas do outro a culpa pelo término do namoro, isso só vai fazer com que a pessoa se sinta mal pelo resto da vida. 

O QUE FAZER QUANDO A OUTRA PARTE NÃO ACEITA O FIM?

como terminar um relacionamento

Para resolver esse transtorno, você deverá ser o mais persuasivo(a) possível, se o parceiro(a) não aceita o fim pode ser que este esteja com o emocional muito abalado

Se a pessoa começar a chorar, espere até que a mesma se acalme e continue firme no seu propósito.

ACIMA DE TUDO, TEMOS QUE SER RESPEITOSOS

O relacionamento deve ser terminado pessoalmente, nunca por meio de redes sociais, telefone ou chat. Nesta hora, devemos ficar atentos para não causar nenhum tipo de constrangimento, inclusive se o relacionamento já dura há algum tempo. 

Não lave roupa suja neste momento, e não faça papel de bonzinho ou de boazinha, dizer claramente os reais motivos para o fim é a melhor forma de terminar sem traumas. 

REAÇÕES RUINS PODEM SER CONSEQUÊNCIA DE UM RELACIONAMENTO MAL RESOLVIDO

Quando um relacionamento é repleto de brigas, agressões verbais e não-verbais, o parceiro ou parceira podem apresentar reações nada agradáveis. 

Caso você perceba que a pessoa está muito agressiva, é fundamental para manter sua segurança pedir o auxílio de amigos e de parentes. Todavia, existem casais que quando terminam, acabam se tornando grandes amigos. 

PEÇA AJUDA PSICOLÓGICA

Este tipo de ajuda é perfeito para aquelas pessoas que são tímidas, ou que não conseguem terminar o namoro por medo de magoar o parceiro de longos anos. 

O psicólogo deve te preparar para dizer tranquilamente que não quer mais continuar um relacionamento que não tem futuro. 

Quando evitamos de deixar traumas, estamos protegendo nossa integridade física, principalmente com relação às mulheres, pois muitos casos de feminicídio que vemos são de relacionamentos que foram mal concluídos. 

SE TIVER FILHOS, VÁ COM CALMA

como terminar um relacionamento se tiver filhos

Terminar um relacionamento já não é tarefa fácil, e se tiver filhos a situação complica ainda mais. Os dois lados devem medir os prós e contras que o fim de uma relação pode trazer, principalmente com relação ao impacto que irá provocar no dia a dia das crianças. 

Caso não tenha jeito, converse bem com seus filhos, explique a situação e qual o real motivo da separação. Explique que, certas situações as crianças entendem somente com o passar do tempo, e que os pais sempre estarão presentes na vida dos filhos. 

Se houver necessidade, encaminhe as crianças para uma conversa com psicopedagogo, para orientar melhor a criança, e com isso, evitar transtornos psicológicos no futuro. 

Faça com que a criança se sinta acolhida em qualquer circunstância de sua vida, nunca deixe isolada, mesmo após a separação.

É POSSÍVEL APRENDER COM A SEPARAÇÃO?

Uma separação pode ser muito triste, mas sim, podemos aprender com ela também. A pessoa deve entender que, no processo de evolução, existem caminhos ruins e bons. 

O problema é que, na maioria dos casos, as pessoas acham que nunca mais na vida vão encontrar um amor como no relacionamento anterior, porém, não é bem assim que acontece. 

São diversos os casos que as pessoas recomeçam suas vidas em uma segunda união, e são até mais realizadas do que no primeiro relacionamento. 

Antes de nos relacionar com alguém de novo, temos que entender porque o primeiro não deu certo, e assim evitar erros no futuro. 

ENFIM, SE QUER TERMINAR UM RELACIONAMENTO, ENTÃO SEJA FELIZ

Se finalmente, após realizar diversas reflexões, sua decisão é de realmente terminar, busque por qualidade de vida, e lembre-se, queira ser feliz e não ter razão em tudo. 

Seja objetivo na hora de pedir o divórcio, ou o fim de um namoro, não enrole seu parceiro(a), cada um deve seguir sua vida. Saiba que se trata de uma pessoa que merece ser feliz tanto quanto você deseja ser. 

Nunca culpe a pessoa por erros do passado, afinal, passado é passado. Siga em frente, faça novas amizades, bons cursos, promova passeios com amigos, etc.

Post um Comentário