dinheiro traz felicidade

Dinheiro traz felicidade? Muitas pessoas fazem este tipo de pergunta em tempos de crise económica, mas nem tudo na vida requer dinheiro. Veja a seguir, qual a real importância que o dinheiro pode ter para nosso dia a dia.


DINHEIRO TRAZ FELICIDADE? COMO SABER?

No momento que vivemos atualmente, é natural as pessoas se preocuparem com questões financeiras, logo, devemos ficar atentos para não cometer exageros, e assim acabar prejudicando nosso convívio social por conta do trabalho.

Com o nascimento das redes sociais, a questão do dinheiro é discutida na sociedade moderna. Pois, padrões de vida mais altos estão mais expostos nessas mídias, e isso acaba deixando as pessoas confusas  com relação à esse tema.

Dinheiro e felicidade são temas complexos, no entanto, não há como saber se uma pessoa será feliz somente pelo fato de ela ter dinheiro ou não.

Em muitos os casos, para uma pessoa endividada, por exemplo, uma reeducação financeira pode ser o começo para levar ao caminho da felicidade, ou para o desempregado, de conseguir seu emprego, etc.

O Relatório Mundial da Felicidade promovido pela ONU, mostra bem esse contraste, os EUA neste quesito, estão na 14ª posição, sendo que, este país tem o maior PIB do mundo.

O que temos que realmente saber é, o dinheiro é importante para toda a sociedade, porém, temos que aprender a usá-lo para que este não se torne um pesadelo em nossas vidas.

O QUE É A VERDADEIRA FELICIDADE?

Este termo foi criado na Grécia Antiga, por um grupo de filósofos. Eles costumavam dizer que, para uma pessoa ser feliz, ela necessita de virtudes.

Determinadas virtudes fazem com que a pessoa aprenda a viver com o que ela tem, e não de querer o que as outras pessoas possuem ou de acumular bens que nem precisa. 

USE O DINHEIRO A SEU FAVOR

Atualmente, vemos muitos aplicativos que nos ajudam a controlar o dinheiro, também é possível pesquisar casos de pessoas na vida real que vivem bem com o dinheiro que ganham mensalmente. 

Se uma pessoa está com dívidas muito altas, o ideal a se fazer aqui, é cortar gastos, realizar algum trabalho freelancer de fim de semana, para conseguir quitar as contas sem pedir emprestado seja para familiares ou ao banco.


Quando for comprar algo, seja comida ou roupa, lembre-se que estamos no período que menos é mais, então faça uma lista de tudo o que precisa, e veja onde há mais oferta para fazer as compras. 

Crie um planejamento financeiro e siga-o à risca, durante o ano todo, você irá perceber que o dinheiro está sobrando, e as suas contas estão ficando em ordem. 

Caso você seja autónomo, o mais correto a se fazer é separar as contas de pessoa física e jurídica. 

DEFINA PRIORIDADES

dinheiro traz felicidade - defina as prioridades

A questão de ser feliz ou não, parte das decisões que tomamos. Existem pessoas que mesmo com muita divida se sentem felizes. Perceba o que pode ser mais conveniente para você e sua família em um determinado momento da vida, se é trabalhar muito ou ter qualidade de vida e aproveitar a vida ao lado dos filhos. 

As escolhas que fazemos refletem diretamente em nosso dia a dia, e se acertamos ou erramos, somente o tempo pode nos responder. 

CONVERSE COM AMIGOS E FAMILIARES

Amigos e familiares podem auxiliar em nossa decisão, inclusive se você tiver filhos, sente com sua esposa ou esposo e definam juntos suas prioridades, elaborem uma planilha de orçamento doméstico que seja fácil de entender.


Comece a ensinar seus filhos desde pequenos que, nem tudo o dinheiro compra, mas que o mesmo deve ser controlado para nos trazer conforto e bem-estar. 

A FALTA DE DINHEIRO PODE TRAZER DESARMONIA NO LAR

Da mesma forma que o excesso pode trazer descontrole, a falta do dinheiro pode trazer brigas e discussões. O que vale aqui é o equilíbrio, tenha a quantidade de dinheiro adequada para suprir suas necessidades.

Saber o quanto será gasto em cada item da casa é essencial para evitar discórdia. Se o casal trabalha por conta própria, o controle deve ser ainda mais rigoroso. 

Aqueles que pagam aluguer, têm que priorizar o dinheiro para as despesas mensais, como água e luz, por exemplo. 

NO FIM, A FELICIDADE DEPENDE DE VÁRIOS FATORES

Quando buscamos o equilíbrio na vida, vemos que a felicidade não está em somente ter dinheiro, mas em ter o básico para viver. Temos muitos exemplos de artistas famosos que são milionários e sofrem de depressão. 

Sermos felizes ou não é uma questão de escolha, qualquer decisão que tomamos na vida irá refletir diretamente no nosso emocional. 

TEMOS QUE PROCURAR AJUDA?

dinheiro traz felicidade - procurar ajuda

Em muitos casos, os coachings podem nos ajudar a encontrar um caminho para ter uma vida mais feliz. Se este for o seu caso, peça ajuda a um psicólogo, certamente ele terá alguma ferramenta que irá abrir sua mente.


Procure ouvir opiniões de pessoas que estão com a mesma dúvida que a sua sobre dinheiro, quando uma pessoa chega nesta situação é porque alguma situação em sua vida está mal resolvida. 

Pesquise em blogs como o Seres Inteligentes, o que as pessoas pensam a respeito desse tema, que mesmo sendo antigo ainda é muito discutido em conversas de famílias. 

Dinheiro traz felicidade? Infelizmente, somente com o tempo as pessoas vão descobrir a verdadeira resposta, o que temos que saber é que o dinheiro pode nos trazer conforto, mas não 100% de conforto. 

CONCLUINDO, DINHEIRO TRAZ FELICIDADE SE SOUBERMOS CUIDAR DELE!

Seres Inteligentes sabem administrar todas as áreas da sua vida, somente assim, é que iremos conseguir obter a felicidade plena. Seja na questão financeira, emocional ou social, para que possamos nos sentir bem temos que ter cuidado com todas essas áreas. 

Em nosso site, mostramos diversas dicas e sugestões de como se tornar uma pessoa melhor por completo, ou seja, exibimos como cuidar da mente, corpo e espírito. 

Ser uma pessoa melhor demora, é desgastante, e por isso, na maioria das vezes, temos que buscar ajuda. Não deixe de conferir nossas dicas, e melhore cada dia mais como ser humano.