produtividade no ambiente de trabalho

Ser produtivo é muito importante para se tornar um grande profissional, quanto mais se consegue produzir ao longo da vida profissional, melhor será para si e para sua empresa, mas acontece que muitas pessoas simplesmente não conseguem colocar em prática 100% da sua capacidade e acabam não sendo tão produtivos quanto deveriam ser.


Em alguns casos a baixa produtividade pode se tornar um problema na vida profissional, levando muitos a perderem seus empregos, mas isso não deve ser visto como uma situação desesperadora, pois para tudo existe uma solução, existem algumas atitudes que você pode colocar em prática para se tornar um profissional mais produtivo.

Não se trata de mágica ou truques, são coisas que todo mundo pode fazer no seu dia dia e que influenciam diretamente no trabalho.

Quer saber como se tornar um profissional de alta produtividade em pouco tempo? Observe algumas dicas de como fazer isso apenas com algumas atitudes diárias.

10 DICAS PARA TER UMA MELHOR PRODUTIVIDADE

1. FAÇA HOJE O QUE PODE FAZER HOJE

Se você tem tempo e pode fazer algo hoje por que deixar para amanhã? Essa é uma atitude que grandes profissionais não devem tomar nunca.

Não fique adiando tarefas por menos importantes que sejam, talvez amanhã você tenha algo mais importante para fazer e que exija muito mais tempo. Esse tempo será perdido com algo que já deveria ter sido concluído no dia anterior? Claro que não!

uma pessoa com produtividade começa assim, fazendo tudo que deve ser  feito no mesmo dia, por isso você deve começar a prestar mais atenção a esse tipo de coisa.

Se você é uma pessoa que vive adiando tarefas busque mudar essa atitude agora mesmo.

2. PAUSAS DURANTE O DIA

Você não é um robô, entenda que é normal se sentir cansado durante o dia, o cansaço pode afetar a sua produtividade e você acaba desempenhando muito mal suas funções.

Ao invés de passar horas seguidas fazendo a mesma coisa, busque reservar um tempo curto de descanso, não precisa ser muito, o importante é que você possa respirar um pouco para poder ser mais produtivo em seguida.

3. MANTENHA A ORGANIZAÇÃO

10 dicas para ter uma melhor produtividade no ambiente de trabalho

falta de organização é o que diferencia um profissional pouco produtivo daquele profissional com alta produtividade.

Quando falo em organização não estou me referindo somente ao trabalho, mas também a vida pessoal, pois um sempre pode afetar o outro.


Tenha um tempo disponível para cada coisa específica, no momento de trabalho você deve estar centrado nisso, organizando seu ambiente de trabalho, organizando sua mesa e fazendo coisas que possam melhorar a forma como você se organiza.

4. NÃO SE CULPE POR PEQUENOS ERROS

Qualquer pessoa está suscetível a cometer um erro no trabalho, seja ele pequeno ou grande, mas isso não significa que pelo fato de você ter cometido uma falha, que você deve se culpar pelo resto da sua vida, não deixe que essa situação atrapalhe a sua produtividade.

Busque reconhecer o seu erro, mas não se julgue por isso, pelo contrário, use isso como aprendizado e busque dar o seu melhor para que da próxima vez o mesmo erro não se repita.

5. CUIDE MAIS DO SEU SONO

Dormir bem é importante para as mais diversas situações, quem é que consegue desempenhar suas funções e fazer um bom trabalho com sono?

São raras as pessoas que conseguem ser produtivas sem precisar de um sono regular, mas não tente descobrir se esse é o seu caso.

Cuide do seu sono assim como deve também cuidar da sua saúde de forma geral. Tente dormir cedo sempre que possível e caso você tenha essa oportunidade busque cochilar entre os expedientes.

6. OUÇA UMA BOA MÚSICA

Vários estudos já comprovaram a importância que a música tem em nossas vidas, além de nos deixar mais relaxados e bem humorados, a música também pode afetar na nossa capacidade profissional.

Pesquisas apontam que pessoas que ouvem ao menos uma música antes de trabalhar conseguem ser 5x mais produtivos.

7. NÃO ACUMULE TAREFAS

Por mais coisas que você tenha a fazer, entenda que quanto mais acumular, mais difícil será para concluí-las. O acúmulo de tarefas pode te atrasar e afetar o seu desempenho.

As coisas ficam intermináveis e a sua produtividade reduz drasticamente, como já foi dito, isso pode ser resolvido com muita organização e otimização de tempo, dessa forma você consegue executar tudo mais rápido, porém sempre lembre-se de não deixar as tarefas acumularem novamente.

8. FAÇA MEDITAÇÃO/YOGA


Exercitar a mente é algo imprescindível para quem busca dar o melhor de si. O estresse do dia dia pode afetar negativamente a sua produtividade e o seu desempenho no trabalho.

Atividades relaxantes como meditação, Yoga ou até mesmo dança podem ajudar você a se sentir mais leve e bem para exercer suas funções de forma mais pro ativa.

9. COMPREENDA SEUS LIMITES

melhor produtividade no ambiente de trabalho

Você não é obrigado a realizar mil coisas ao mesmo tempo e ninguém pode te cobrar isso até porque você não é um robô e possui os seus limites, assim como qualquer outra pessoa.

Quando você entende isso passa a não se cobrar de forma tão exagerada e as coisas ficam mais leves e fáceis de serem feitas.

Além disso, você se sente muito mais capaz de concluir o que precisa ser feito quando não está pressionado por outra pessoa ou por si mesmo.

10. PRIORIZE TAREFAS URGENTES

No trabalho sempre existem aquelas coisas que precisam ser feitas com urgência e que não podem esperar pelo amanhã e claro, assim como existem as urgentes também existem as importantes, mas sem tanta urgência.

Saber gerenciar isso é a chave para se tornar um profissional super produtivo e eficiente.

Busque concluir aquelas tarefas mais importantes, que você precisa concluir com urgência, o tempo que sobrar ficará disponível para as tarefas mais simples e menos urgentes.

CONCLUSÃO

Como você pôde ler não existe nada de tão complicado aqui que você não possa colocar em prática.

A produtividade compreende atitudes diárias que qualquer pessoa é capaz de cumprir, seja qual for a sua função sempre será possível dar mais de si e ser um profissional muito mais a produtivo que os outros.

Compreenda os seus limites e tente sempre dar o melhor de si.