MELHORAR A SUA AUTOESTIMA

Quem nunca teve aquele dia onde tudo parece que vai desmoronar, e a sua única vontade é estar no fundo do poço? Para esses dias você precisará ter algo que te levante desse buraco, algo que melhore a sua autoestima.

Para isso, hoje eu vim aqui te ajudar. Criar o hábito de fazer coisas boas para si mesmo pode ser o passaporte para o encontro da felicidade, então, porque não começar a praticar isso a partir de hoje?


Logo, separei 8 dicas que podem te tirar de vez da lama ao serem aplicadas diariamente, reforçando-as nos dias de baixa autoestima. Vamos conhecer mais sobre elas?

8 DICAS PARA MELHORAR A SUA AUTOESTIMA

1. IGNORE COMENTÁRIOS RUINS

É comum nos abalamos com comentários que não são compatíveis com aquilo que transparecem, principalmente quando eles surgem através de alguém no qual temos bastante afinidade e amor.

Mas, já parou para pensar que por mais que aquela pessoa esteja tentando te ajudar, ela pode estar na verdade te atrapalhando? Por mais que seja uma situação chata, ela é bastante real e por vezes nos deixa ainda mais para baixo.

Então, a solução para ignorar de vez esses pequenos problemas com a sua autoestima é ignorar comentários desse tipo, pelo menos por um determinado tempo. Se preciso, peça para a pessoa que os realiza parar, ou em último caso, se afaste dela.

2. SE ELOGIE

Principalmente naqueles dias onde parece que o mundo está ruim e a sua autoestima se vai junto com ele, pare, respire e pense em algo positivo que você possa encontrar dentro de si.

Pode ser uma característica, algo relacionado a suas atitudes ou ao comportamento. O importante nessa etapa é encontrar algo em que você sabe que desempenha bem, afinal, nem todo mundo pode ser bom em todas as coisas, não é mesmo?

3. FAÇA ALGO NOVO

Outro ponto que pode te ajudar a melhorar a sua autoestima de uma vez por todas é embarcar em um novo universo. Sabe aquele curso que você sempre quis fazer mas nunca teve coragem para começar? Ele pode ser o pontapé inicial das suas pazes consigo mesmo.

Arrisque um novo idioma, um curso de culinária ou até mesmo participar de uma ONG que ajude o próximo. O importante é que você se sinta útil, e veja o quanto pode fazer a diferença na vida de outra pessoa.


4. TRABALHE COM LISTAS

Uma espécie de receita para aqueles dias onde a autoestima está baixa é separar um local no bloquinho de notas e realizar 2 listas: uma com as suas qualidades e outra com os seus defeitos.

Agora, o objetivo passa a ser diminuir cada vez mais essas falhas e aumentar mais as coisas boas. Sempre que você estiver mal, anote no bloquinho o que você está fazendo para mudar aquela lista.

Caso você esteja observando que esta lista está te ajudando, pendure-a em algum local visível, para que todos os dias você possa lembrar do seu real objetivo.

5. NÃO SE COMPARE

8 DICAS PARA MELHORAR A SUA AUTOESTIMA

Um dos grandes erros que cometemos quando estamos com uma baixa autoestima é nos compararmos a outras pessoas. Entenda que não é o próximo que define aquilo que estamos passando, e sim você mesmo.

Então, chega de utilizar os parâmetros do próximo para você mesmo. Logo, precisaremos criar metas para substituí-los. Onde você quer estar daqui a 1 ano? O que você fará para fazer as pazes com aquilo que te incomoda?


Criando essas opções você verá o quanto a sua relação com a sua autoestima poderá mudar de vez por todas. Lembre-se que este é o trabalho diário, logo, deixar de fazê-lo pode te levar a uma baixo autoestima.

6. OLHE O LADO BOM

Por mais que pareça impossível tirar algo bom da baixa autoestima, lembre-se que é justamente desse momento em sua vida que veem os maiores aprendizados, principalmente a descoberta sobre si mesmo.

Então, porque ao invés de pensar que você está mal, não pensar o quanto você já aprendeu e vem aprendendo nestes momentos de aflição? O que você vem mudando em sua vida, principalmente ao seguir algumas dicas que mencionei aqui?

Esse é um dos últimos pensamentos que temos ao nos deparamos com uma autoestima, mas, ele se torna fundamental para melhorar-lá e é necessário que você a conheça para poder lidar com ela.

7. APRENDA COM OS ERROS

Quem nunca errou que atire a primeira pedra, não é mesmo? Todos nós já perdoamos ao próximo e fomos perdoamos alguma vez na vida, mas, porque não fazemos isso em nosso cotidiano, quando estamos com a autoestima baixa?

Aprender a se perdoar por aquilo que não nos faz bem é um longo e doloroso processo, mas, ao conseguir realizar este feito, você verá como a sua vida será bem mais simples. Dê um voto de confiança a si mesmo e comece a praticar a empatia por si.

8. NÃO SEJA PERFECCIONISTA

Um dos maiores erros que cometemos na vida é acharmos que podemos ser perfeitos em qualquer área. Seja emocional, corporal, social ou profissional, você tem e terá diversas falhas, e isso ao contrário do que a sociedade nos impõe, é normal.

Então, chega de insistir que a sua vida precisa ser a mais perfeita possível. Nem mesmo os maiores líderes mundiais conseguem este feito, porque será uma obrigação justamente sua conseguir?

Ignore tudo aquilo que te exige ser perfeita, pois, nenhum ser humano será capaz de dominar todos os âmbitos de uma vida completamente. Ao aceitar que a vida tem falhas e que tudo bem, você verá como a sua visão de mundo irá evoluir positivamente.

CONCLUSÃO

Não é fácil colocar em prática todas as dicas para melhorar a sua autoestima que mencionei ao decorrer do artigo. Mas, se você se dedicar a cumprir ao menos 1 todas as vezes que se sentir mal, verá o quanto isso lhe fará bem.

Afinal, estamos aprendendo todos os dias a sermos humanos, e isso implica dias bons e ruins, cabe a você contornar aquilo que te incomoda e deixar fluir - adotando novas práticas - aquilo que faz você se sentir bem e em paz com a sua autoestima.