Escolher a profissão correta

Escolher a profissão correta para muitos jovens pode ser um tormento, mas não é tão complicado como pensamos. Vamos mostrar aqui no artigo, dicas simples para saber se a profissão desejada é a ideal.


4 DICAS PARA APRENDER A ESCOLHER A PROFISSÃO CORRETA

O futuro profissional somente irá depender de um único fator, a escolha que o estudante irá fazer. Atualmente, na Internet temos à disposição diversos tipos de testes vocacionais, que podem ser muito úteis para nossa decisão.

No entanto, já no ensino médio temos que nos preparar, e quando já estivermos no vestibular, já sabemos qual curso vamos querer fazer. Para chegar nesse objetivo, temos que nos preparar e pesquisar sobre cada profissão.

Sempre haverá algo que nos identificamos mais, e isso é importante para não cairmos na profissão errada. Confira as dicas a seguir, e já comece a traçar seu futuro.

1. O CURSO TE DÁ ALGUMA MOTIVAÇÃO?

Quando acertamos na escolha, raramente temos a sensação de que estamos na profissão errada e nada nos desanima. Se estamos no caminho certo, acordamos bem e disposto para trabalhar.

Mesmo que o trabalho seja longe, cansativo, e tenhamos que pegar mais de uma condução, nada nos impede. A motivação deve partir de nós, se o ambiente de trabalho não for favorável, isso não deve ser desculpa para nos desmotivar. 

2. VOCÊ SE VÊ OBRIGADO A IR TRABALHAR?

Quando não vemos obrigação de ir trabalhar, nos sentimos mais leves, e ainda conseguimos propor novas ideias, sugestões, e melhorias para a empresa que trabalhamos. 

O trabalho por obrigação, mesmo que o salário seja excelente, se torna desgastante, e exaustivo. O tempo demora ainda mais para passar, o funcionário começa a ficar tão mal-humorado que começa a ter doenças como LER, devido a repetições de atividades.

3. QUANDO TRABALHAMOS BEM, O TEMPO PASSA RÁPIDO 

Se o trabalho é favorável, nos sentimos bem em compartilhar nossos momentos com os colegas de trabalho, e sempre teremos a sensação de participar de um eterno Happy Hour.

4. A ÁREA DE ATUAÇÃO TRAZ SATISFAÇÃO?

Se até aqui, as reflexões foram todas negativas, pode ser que seja a hora de investir em um curso técnico e mudar de profissão. Os cursos de dois anos também são uma ótima opção para aqueles que querem mudar de emprego. 

A insatisfação no trabalho é uma das maiores causas de estresse e de depressão no mundo moderno, em alguns países como o Japão, vemos que os casos de suicídio por conta da carga horária exaustiva a cada ano só aumenta.


Se queremos ter qualidade de vida, temos que aprender a escolher a profissão adequada para o nosso perfil, independente se o salário é bom ou não. 

Existem profissionais que mesmo ganhando um salário inferior, se sentem satisfeitos com a profissão que têm. 

TEMOS QUE PEDIR AJUDA DE UM COACHING DE CARREIRA?

O coaching de carreira pode nos ajudar a alcançar nosso objetivo de maneira mais rápida, logo, devemos aprender a buscar um bom profissional, para nos mostrar as ferramentas certas. 

Em alguns momentos da vida, temos que passar por um processo de transformação e de auto conhecimento, até atingirmos o nível que desejamos. 

Principalmente se alguma área de nossa vida pode ser sabotada, temos que entender o que está impedindo o nosso crescimento. 

Se queremos parar de nos culpar por algum motivo que levou ao desgaste no emprego, esta é a hora de pedir ajuda de um Coaching de Carreira.

O papel do coaching é de ser um facilitador, que te leva até o auto conhecimento, este profissional irá te ajudar a sair de sua zona de conforto, e com isso, gerar novos resultados para sua vida.

E SE EU ESCOLHI A CARREIA ERRADA, O QUE FAÇO?

Escolher a profissão correta - E se eu escolhi a carreira errada o que faço

Se você observou os itens acima, e sentiu que é hora de mudar, o correto é fazer um planejamento, nunca mude de área sem ter um emprego novo em vista.


Espere até que consiga uma oportunidade na área desejada, enquanto isso, faça cursos, invista em um novo idioma, frequente eventos e palestras na área que deseja atuar. 

Busque novas oportunidades e networking com pessoas que já trabalham na área que você quer trabalhar, seja prudente com seu emprego atual, pois o Brasil ainda atravessa uma crise económica que ainda vai demorar para se recuperar.

QUAIS OS MELHORES TESTES VOCACIONAIS?

Escolher a profissão correta para muitos jovens e pessoas mais velhas também pode ser um transtorno. Por isso, vamos mostrar alguns exemplos de testes que podemos seguir a qualquer momento da vida.

Esses testes seguem o conceito de Teoria de Inteligências Múltiplas, que foi criada pelo Psicólogo Howard Gardner. Veja a seguir, 3 exemplos de testes. 

1. TESTE VOCACIONAL "QUERO BOLSA"

É um teste gratuito que pode ser realizado online, as respostas das perguntas estão ligadas às profissões, embora seja um teste simples e intuitivo, temos que ter muita atenção na hora de fazê-lo. 

2. TESTEVOCACIONAL.ORG

Com este teste, podemos verificar quais os possíveis traços de nossa personalidade, e com isso, encontrar a melhor profissão para nosso perfil. 

3. TESTE ONLINE "A REAL ME"

De acordo com as respostas, o teste deve moldar o perfil e direcionar para as áreas de empreendedorismo, social, artística, investigativa, realista e convencional. 

Esses testes podem ser um facilitador para que o candidato a uma vaga de emprego ou curso superior, possa encontrar o emprego dos "sonhos".

Uma pessoa mais velha que precisa mudar de área também pode usar os conceitos que mostramos no artigo, e assim conseguir melhorar sua carreira.

ESCOLHER A PROFISSÃO CERTA EXIGE ESFORÇO

Escolher a profissão correta - Você se vê obrigado a ir trabalhar

Para sobreviver ao mercado de trabalho, temos que ser resilientes e aceitar o novo a cada momento que passa, pois nada é eterno em nossas vidas. 

Buscar a qualificação profissional é apenas o começo dessa jornada, e o nosso site está aqui justamente para ajudar a todos que estão nesta busca por uma vida melhor

Reveja nossas dicas e faça um planejamento se realmente deseja mudar de área. Lembre-se, mudar de emprego não é fácil, requer muito empenho e estudo. 

Muitas vezes somente nos damos conta de que, estamos na carreira certa com o passar dos anos.