Evitar Depressão

Evitar a depressão é o desejo  de muitas pessoas da atualidade, afinal, este mal tem afetado a todos, principalmente aqueles que trabalham muito e não possuem tempo suficiente para realizar outras atividades.


COMO EVITAR A ANSIEDADE E A DEPRESSÃO?

Quando nos sentimos sobrecarregados, logo, aparece uma sensação de apreensão, desconforto e insegurança pode ser um sinal de alerta para um possível sintoma de depressão.

A depressão segundo a medicina, nada mais é do que uma doença psiquiátrica que pode provocar mudanças de humor no decorrer do dia, em casos mais graves a pessoa pode ter uma tristeza profunda, que poderá até levar ao óbito.

Dentro da depressão, os familiares e amigos devem ficar atentos para não confundir tristeza patológica, com tristeza transitória, que é aquela momentânea provocada por alguma perda de ente querido, ou algum evento indesejável.

Veja a seguir, 10 dicas que podem te auxiliar e ainda fazer com que você ou um familiar seu, fique longe da depressão.

1. FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

Devido ao fato de produzir serotonina, os exercícios elevam a sensação de bem-estar por mais  tempo, e ainda nos ajudam a manter nosso peso. 


Realizar breve caminhada durante o dia, pode ajudar a deixar a meditação mais ativa. Seja moderado, comece realizando caminhadas de 10 a 30 minutos, até a ansiedade será controlada.

2. MINIMIZE O ESTRESSE DO DIA A DIA

O acúmulo de estresse pode gerar ansiedade, e se este for seu caso, o ideal é realizar atividades como Yoga, acupuntura, etc. Por meio de técnicas respiratórias, o Yoga nos ensina a ter controle da mente e do corpo.

3. APRENDA A CONTROLAR SUA RESPIRAÇÃO

Evitar a Ansiedade - Controlar a respiração

Para fazer isso, temos que compassar a respiração, e em seguida, inspirar lentamente pelo nariz, mas temos que deixar a boca fechada. Se quer relaxar ainda mais, procure fazer esse procedimento junto à natureza em um lugar bem silencioso. 

Este tipo de procedimento evita a taquicardia e o tremor que pessoas ansiosas costumam ter com certa frequência.

4. EVITE PENSAMENTOS NEGATIVOS A LONGO PRAZO

Os pensamentos negativos podem acabar subestimando nossa inteligência, então, se precisamos enfrentar uma situação difícil, temos que aprender a ser otimistas, e substituir pensamentos ruins pelos bons. 

Pessoas com depressão se apegam a qualquer palavra negativa que as pessoas falam, mesmo que não se refere a elas, por isso, é importante vigiar nossa consciência sempre.


5. CONSUMA ALIMENTOS QUE TENHAM TRIPTOFANO

Esta substância auxilia no controle da ansiedade, em alimentos como banana e chocolate é possível encontrar em boa quantidade os aminoácidos que liberam a serotonina. 

Podemos também, consumir triptofano em cápsulas, em conjunto com a vitamina B6 e o magnésio.

6. TOME MAIS CHÁ DURANTE O DIA

Os chás contém sedativos suaves, que são úteis para o controle da ansiedade diária, se deseja cultivar em casa, procure plantas como passiflora, a melissa a camomila e a valeriana.

7. QUANDO FOR REALIZAR ALGUMA TAREFA, TENHA FOCO

Evite pensar em muita coisa ao mesmo tempo, quando tiver realizando alguma atividade, comece e termine, não pare para fazer outra coisa, pois pode atrapalhar o ritmo de seu trabalho

8. TENHA ORGANIZAÇÃO

Crie uma rotina, e procure ter horário para tudo. Seja para arrumar a casa, para ir trabalhar, ou até mesmo para tirar uma hora para colocar os estudos em dia.

Evite deixar armários e bolsas bagunçadas, pois isso pode prejudicar seu dia a dia.

9. AUMENTE O CONVÍVIO COM A FAMÍLIA


Evitar a Depressão - Aumente o convívio com a família

Estar perto de amigos e familiares é fundamental para garantir a tranquilidade da mente e do espírito, se queremos melhorar nosso emocional, temos que elevar esse número de convivência. 

10. RESERVE UM TEMPO PARA SI

Dedique-se a uma atividade que queira muito realizar, e separe um tempo do dia para fazê-la, mas seja objetivo. Não deixe que nada te atrapalhe.

A ansiedade e a depressão podem ser controladas, porém a pessoa deve ser a primeira a querer se tratar e fazer acompanhamento médico, não basta somente os familiares e amigos indicarem tratamento.

QUE SINTOMAS PODE APRESENTAR A DEPRESSÃO?

O estado deprimido, e a anedonia são os principais sintomas de depressão. No entanto, psicólogos e psiquiátricas podem detetar outros sintomas dependendo do grau que a depressão já possa estar, veja a seguir alguns desses sintomas:
  • Perda e ganho de peso, sem causa aparente; 
  • Problemas para dormir;
  • Problemas psicomotores diariamente;
  • Perda de energia;
  • Autoestima baixa.
No começo, médicos e familiares podem pensar em sintomas de autodestruição, todavia, é necessário analisar com cautela antes de dar o resultado correto.


SINTOMAS DE ANSIEDADE

Os sintomas da ansiedade são mais fáceis de perceber do que a depressão, inclusive se o quadro for de ansiedade crónica. Vamos mostrar alguns desses sintomas, e caso você conheça alguém nessa situação, peça para a pessoa procurar um médico: 
  • Boca seca;
  • Elevação do suor;
  • Mãos e pés frios, e suados;
  • Náuseas; 
  • Dificuldades de respirar;
  • Dores no peito com frequência. 
A ansiedade pode ser tratada por meio da psicoterapia, e conforme o grau que o paciente apresentar, podem ser aplicados vários tipos de psicanálise. 

Cabe ao profissional saber qual dessas psicanálise ele irá utilizar dentro do tratamento de seu paciente, por meio de perguntas e análises, ele poderá comparar e então tomar sua decisão. 

Se o paciente quer melhorar, este necessita de foco e incentivo familiar, o caminho até a estabilidade emocional é difícil, mas não impossível. Há muitos relatos na Internet de pessoas que superaram traumas e hoje conseguem viver muito bem. 

É possível tratar de doenças como a síndrome do pânico, entretanto, o que os pacientes têm que saber é que o tratamento deve ser rigoroso e não pode ser interrompido. 

SAIBA MAIS SOBRE EVITAR A ANSIEDADE

Aqui em nosso blog, há muitas informações para aqueles que querem sair da depressão e levar uma vida mais leve. Ter uma vida tranquila e sem estresse é possível, mas a pessoa que está em situação de depressão é que tem que reconhecer sua situação atual e procurar ajuda. 

Atualmente, existem muitos métodos, ferramentas e tratamentos para controlar a ansiedade, por isso, se a pessoa se organizar ela consegue se superar e ser exemplo para outras pessoas.