Avós e Criação dos Netos

Os avós podem contribuir para criação dos netos, no entanto, deve haver um consenso entre pais e avós para que as crianças saibam desde cedo que regras devem ser respeitadas.


O QUE FAZER PARA NÃO EXAGERAR NA CRIAÇÃO DOS NETOS?

Os avós podem ajudar na criação das crianças, mas eles devem saber respeitar o espaço dos pais. Existem pais que deixam os avós sobrecarregados ou vice-versa.

Quando a criança nasce, os pais devem informar a toda a família que a criança deve respeito a eles e aos mais velhos. Desde pequenos, as crianças precisam de convívio social, mas elas devem compreender que são os pais que devem educá-las, os avós apenas complementam a formação de caráter.

Para trazer equilíbrio para a vida afetiva e emocional dos pequenos, os adultos podem seguir as seguintes regras.
  • Cumpra somente o que for pedido;
  • Dê conselhos somente se for necessário;
  • Evite tirar a criança do colo de seus pais;
  • Os encontros devem proporcionar felicidade;
  • Estipule datas para visitar os netos;
  • Quando for fazer reuniões, lembre-se de que não é necessário a presença de todos.
Deixe sua rotina em ordem, se você trabalha, não falte ao trabalho por causa dos netos, afinal, são seus filhos que têm que cuidar deles e ficar de olho para ver se eles estão fazendo as lições em dia, almoçando corretamente, etc.

Criar um calendário, e anotar os afazeres é a melhor forma de ter cuidado para não exagerar no encontro e na criação dos netos.

MANTENHA A MESMA LINHA EDUCATIVA

Ter a mesma linha educativa, faz com que as normas sejam cumpridas por pais e avós, mesmo que um deles não esteja presente. A criança irá entender que as ordens são as mesmas.

Se os pais ou os avós descumprirem essas normas, é provável que as crianças irão perceber uma brecha educativa, e até uma certa incoerência por parte de ambos os lados.

Caso os pais tomarem uma decisão na frente dos avós, é importante que eles respeitem, e não tentem impor seus critérios diante das crianças.


EDUQUE A CRIANÇA POR MEIO DE BRINCADEIRAS


Avós e Criação dos Netos - Eduque a criança por meio de brincadeiras

Para ficar algo mais divertido, mostre as regras para as crianças de uma maneira interativa. Aproveite os brinquedos educativos, eles são a melhor forma de ensinar.

Atualmente, a Internet também tem ajudado bastante na educação dos filhos, mas nunca irá ocupar o lugar de uma boa conversa. Se os pais trabalham, é fundamental que eles montem um roteiro e assim, desde cedo as crianças começam a entender que, para tudo tem horário.

Peça ajuda da escola, se houver serviço de psicopedagogo para que ele possa te indicar alguns brinquedos interessantes, que ajudam a moldar o caráter da criança.

OS AVÓS E O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS NETOS

As crianças também devem ter um bom desenvolvimento emocional, e os avós contribuem e muito nesta difícil missão. Os momentos que as crianças têm com os avós, como o almoço de domingo, por exemplo, fazem com que eles se recordem com muito carinho.

Se uma criança consegue ter boas lembranças nesta fase, ela com certeza será mais flexível com relação à demonstrar sentimentos em outras fases de sua vida, como na época de  namoro.

De acordo com os psicólogos, os avós são benéficos para os netos, porém os pais não devem pensar que eles são babás de luxo. A criação dos netos deve ser compartilhada e não terceirizada.

Com tudo isso, os avós podem mostrar aos netos um ambiente saudável, e que tenha uma convivência pacífica entre avós e pais.

MANTENHA-SE PRESENTE

Ter a presença dos adultos por perto, é a dica mais preciosa para a criação de qualquer criança. Então, os avós e os pais devem se manter presentes em comunhão, para acompanhar a criança em tudo o que ela precisar.


No entanto, a disponibilidade de ambos os lados, para a criação dos filhos, deve ser moderada para evitar conflitos e sobrecargas.

NUNCA DESOBEDEÇA OS PAIS NA FRENTE DAS CRIANÇAS

Para evitar discórdia, nunca é demais lembrar que, uma ordem que os pais dão aos filhos devem ser mantidas pelos avós. Existem situações que os pais não se sentem bem em trazer os netos para ter boa convivência com os avós, porque esses acabam não acatando as ordens dos pais, e deixando as crianças confusas.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA EM GRUPO


Avós na Criação dos Netos - Ajuda na educação

Os pais e avós, caso estejam passando por conflitos por conta da criação das crianças, podem recorrer a esse tipo de tratamento. A psicopedagogia por meio de dinâmicas irá ajudar a entender qual a causa dos conflitos.

E assim, o profissional irá indicar o melhor caminho para a resolução dos problemas junto com os pais e os avós. O grupo é essencial para que a criança possa aprender a respeitar e ouvir o próximo, principalmente se este ainda não estiver na escola.

A psicopedagogia possui influências de outras áreas que estudam o comportamento humano, como por exemplo, psicanálise, neuropsicologia, e até da medicina.

Nas escolas infantis, os psicólogos costumam descobrir os problemas dos alunos com base em três fatores, confira a seguir:
  • Origem;
  • Formação;
  • Atuação.
Após a descoberta do problema, os profissionais devem informar aos pais e familiares qual a melhor solução.

Pais e avós devem seguir à risca as soluções que os psicólogos transmitem, muitas vezes uma criança que tem um temperamento inquieto precisa muito mais de um acompanhamento médico, do que de um psicólogo, tudo depende de uma análise ampla.

QUER SABER MAIS SOBRE CRIAÇÃO DOS NETOS?

Se você tem dificuldades de se relacionar, ou tem problemas com familiares, não deixe de acompanhar as dicas em nosso blog.

Nossa missão é ajudar as pessoas a viverem melhor com o que elas têm em sua volta. Consulte nossas dicas sobre relacionamentos, seja com netos, filhos, namorados, maridos, etc.

A busca por um ser humano melhor não acontece do dia para a noite, é um processo árduo, cansativo e tem uma estrada bem estreita, mas que no final, vemos que vale a pena.

Caso a pessoa sentir que não conseguirá ser alguém melhor sem buscar ajuda, é importante ela mesma fazer essa reflexão e procurar ajuda profissional.