MINDSET: COMO ISSO ME PODE AJUDAR

Você se considera uma pessoa positiva e que sabe lidar com facilidade com diferentes situações da vida ou acha que já faz o estilo mais pessimista e vê sempre o lado negativo das coisas?


A forma como você age e reage nas mais diferentes situações mostra a sua mentalidade e o mindset é exatamente isso, a forma como nossa mente se posiciona em relação a vida.

Existem às mais diversas formas de agir em uma única situação, como sabemos nem todas as pessoas agem da mesma forma e isso é mais que normal, pois se trata da mentalidade de cada um, são as denominadas atitudes mentais, isso vai além da forma que pensamos.

Consiste na forma como colocamos esses pensamentos em prática, por exemplo, imagine uma situação de perigo, o que qualquer pessoa normal sentirá é medo, o sentimento será negativo, mas a partir daí como você vai agir?

Você mantém a calma e pensa na melhor forma de sair daquela situação ou você age de forma desesperadora e não sabe o que fazer?

Se você se interessou um pouco pelo mindset continue a leitura e conheça um pouco mais sobre a importância que o mindset pode ter na sua vida.

COMO VOCÊ REAGE ÀS SITUAÇÕES EM QUE A VIDA TE COLOCA?

Existem diversas formas diferentes de se reagir em situações semelhantes, você já parou pra se observar, se estudar e perceber como você costuma pensar e reagir? Surge aqui uma atitude que você pode começar a praticar diariamente para buscar se conhecer mais.

Além de se observar, busque analisar como às pessoas ao seu redor reagem a uma mesma situação que você, será se elas agirão igual ou às reações serão diferentes?

Isso você só vai conseguir descobrir se tentar colocar essa experiência em prática, mas o mais importante e que eu quero que você observe é se a forma como você pensa e reage é positiva ou negativa para você, ou seja, se a sua mentalidade te afeta de uma forma boa ou não.

QUAL SEU MINDSET? MENTALIDADE FIXA E PROGRESSIVA. ENTENDA AS DIFERENÇAS

MINDSET FIXO E MINDSET PROGRESSIVA

Existem dois tipos diferentes de mentalidades de acordo com os estudos realizados acerca do mindset e para descobrir qual o seu é bem simples:


Mindset fixo: pessoas com mentalidade fixa costumam pensar que se elas nasceram de um jeito, elas serão desse jeito pra sempre, que a inteligência é algo que já nasce connosco e que algumas pessoas possuem mais facilidade em aprender que outras.

Outro ponto muito comum em pessoas com mindset fixo é o fato delas acharem que saber tocar um instrumento ou algo parecido é um dom com que se nasce e que por mais que busquemos aprender, nunca iremos chegar no nível de pessoas que nasceram com esse talento.

Mindset progressiva: A  mentalidade progressiva ou de crescimento como também é chamada, trata-se daquela mentalidade em que alguém acredita que não importa como você seja, sempre existem formas de se desenvolver e aprender novas coisas.

Pessoas com esse tipo de mentalidade tendem a ser mais positivas e conseguem lidar mais facilmente com pensamentos e situações ruins.

E ai? Você conseguiu se identificar em qual situação? Qual a sua mentalidade, progressiva ou fixa?

RESILIÊNCIA: O MINDSET PROGRESSIVO

Sabe aquelas pessoas que nunca se deixam parar por um obstáculo e que estão sempre em busca de novas formas de se recriar, de se reinventar?

Esse é um grande exemplo de pessoas resilientes, ou nesse contexto, pessoas de mindset progressivo.

A questão da mentalidade é que ela não tem nada a ver com a capacidade e essa é uma característica de pessoas com mentalidade progressiva, mesmo que elas não tenham habilidades em algo(ou acham que não possuem) elas sempre insistem e não se dão por vencidas antes mesmo de tentar.

BAIXA AUTO ESTIMA: O MINDSET FIXO

Voce já notou que pessoas com baixa autoestima dificilmente se disponibilizam a novos desafios?

Elas sempre imaginam que não são capazes e como às mesmas dizem: “eu não tenho talento pra isso”.  A baixa autoestima é uma das características de pessoas com mindset fixo ou às pessoas com mindset fixo tendem a ter baixa autoestima, enfim, o fato é que elas sempre acham que não podem se desenvolver mentalmente, e que independente dos esforços sempre estarão no mesmo ponto.

MINDSET:  A NOVA PSICOLOGIA DO SUCESSO

Carol S. Dweck foi a professora de psicologia que iniciou os estudos sobre o mindset, é ela a autora do livro mindset: A nova psicologia de sucesso.

Nesse livro, Carol busca explicar um pouco dos seus estudos sobre mentalidade e também sobre o quanto o mindset pode afetar em nossas vidas(de forma positiva ou não).


O seu livro fez tanto sucesso que hoje muitos psicólogos e especialistas em comportamento estão ampliando o conhecimento sobre essa tal nova psicologia do sucesso e às diferentes influências que ela pode desempenhar em nossas vidas.

É POSSÍVEL MUDAR QUEM SOU?

Usei esse tópico para fazer uma pergunta justamente para que você pudesse se questionar, e ai?

Será que é realmente possível mudar nossos pensamentos e a forma como nos relacionamos com a vida, como às pessoas de mentalidade progressiva pensam ou você acha que se nascemos dessa forma não importa o que façamos, nunca poderemos mudar a nossa essência?

É um questionamento digno de se colocar a cabeça no travesseiro e pensar bastante a respeito.

CONCLUSÃO

MINDSET: O QUE É, E COMO ISSO PODE ME AJUDAR?

O modo como pensamos e agimos pode ser moldado, tudo depende de como olhamos cada situação.

Pessoas negativas e pessimistas veem a vida de uma forma difícil de lidar, já pessoas positivas e otimistas conseguem lidar com a vida forma mais leve.

Mas, e você? Acha que é possível mudar quem somos e como agimos ou nascemos dessa forma e nossa essência prevalece para sempre sem que tenhamos chance de mudá-la?

Este artigo pode ter afetado você de diferentes formas, talvez você concorde com tudo que eu disse, talvez discorde de exatamente tudo, mas é a partir dai que você pode começar a descobrir qual o seu mindset e tentar buscar mudar a sua mentalidade(ou não).

Independente de qual seja o seu pensamento agora, eu espero que esse texto tenha lhe cativado a conhecer mais profundamente como funciona a sua mentalidade.