desapegar do passado

Todo mundo possui uma carga na vida que outras pessoas não vivenciaram e por isso nunca poderão entender. A perda de um ente querido, um relacionamento que não terminou de uma boa forma, um trauma ou violência vivida. Muitas coisas ruins podem acontecer na vida de uma única pessoa, mas a forma como iremos lidar com isso é o que definirá como seremos lá no futuro.


Situações difíceis do passado que nos marcam profundamente precisam de alguns esforços para serem esquecidas, pode parecer difícil deixar pra trás algo que marcou tanto a sua vida, mas não é impossível.

Se você passou por alguma situação difícil no seu passado saiba que é possível lidar com isso da melhor forma possível, veja como nesse guia completo:

O QUE TE PRENDE AO PASSADO? APRENDENDO A IDENTIFICAR O PROBLEMA

É impossível resolver algo sem saber antes do que se trata e é exatamente ai que começa o processo de desprendimento do passado.

Em que você pensa todos os dias? Uma traição, uma perda, uma mágoa, um constrangimento? Se faça essas perguntas e veja o que realmente te machuca nessa situação toda.

Às vezes não é a situação em si que nos prende ao passado, mas sim algo relacionado a isso. Para identificar o real problema você pode precisar refletir sobre o que tem te machucado ultimamente, qual foi a situação do passado que te deixou assim e por que exatamente essa situação te afetou de tal forma.

VOCÊ ESTÁ PRONTA PARA A MUDANÇA? ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE SE ABRIR PARA NOVAS OPORTUNIDADES

Se você não se abrir para as mudanças ninguém poderá te ajudar, nem você mesmo. Olhe adiante e pense nas portas que podem se abrir para você, se você aceitar o processo de deixar o “passado’’ pra trás.

São novas vivências e oportunidades que podem te ajudar a construir uma nova bagagem emocional e dessa forma você perceberá que é muito mais fácil se desapegar do passado.

DEIXE OS TRAUMAS DO PASSADO NO PASSADO: AUTOCONFIANÇA!

Você acredita que é capaz de deixar às memórias ruins no passado? Se a sua resposta é não, então você obviamente não conseguirá.

Tudo começa a partir da autoconfiança, a habilidade de acreditar que você é capaz de fazer o que quiser, se você mesmo se acha incapaz de esquecer memórias ruins ninguém poderá te ajudar.

Comece praticando isso, ponha na sua cabeça a importância de confiar em você mesmo e dessa forma, você perceberá que se desapegar do passado é muito mais fácil do que você imagina.


RECONHEÇA OS SEUS ERROS E APRENDA COM ELES

Se todas as lembranças ruins começam a partir de você mesmo, se você cometeu algum erro que deixou marcas na sua própria pessoa, então você precisa reconhecer isso antes de qualquer coisa.

Não se comporte como vítima, entenda que sempre temos um pouco de culpa sobre o que fazemos ou deixamos de fazer, mas que enquanto você não aceitar que errou, pode der muito difícil superar todos os problemas do passado.

Como já foi dito, você precisa reconhecer o problema e se o problema foi gerado por você, ele deve ser resolvido da mesma forma, para que assim você possa se desapegar do passado.

POR QUE QUE VOCÊ PRECISA DE VINGANÇA? APRENDENDO A LIDAR COM O RANCOR


desprender do passado


"A vingança nunca é plena mata a alma e envenena"… essa frase faz todo o sentido nesse contexto que estou falando sobre se desapegar do passado.

Algumas das coisas que nos impedem de seguir em frente é a vontade de nos vingarmos de alguém que nos fez mal, mas isso só funciona nos filmes(em raras vezes).

Por mais que alguém tenha te machucado, esse alguém não merece o seu desgaste emocional.

Mentalize isso e busque mostrar a si mesmo que você está acima de qualquer situação que alguém tenha feito você passar.

NÃO CULPE AS OUTRAS PESSOAS PELOS SEUS PROBLEMAS

É sempre muito fácil culpar as outras pessoas pelos problemas que você vem passando, mas pense da seguinte forma: se alguém é culpado pelo o que você tem sentido, e pelo fato de você não conseguir se soltar do passado, o que adiantará culpar essa pessoa por isso? Ela pode resolver a situação?

Pode ser que sim, mas também pode ser que a única pessoa que possa te ajudar seja você mesmo!

Ao invés de culpar terceiros pelos seus problemas busque tomar a frente da sua vida e resolver as coisas por conta própria.


BUSQUE SE MOTIVAR TODOS OS DIAS


Eu não vou dar uma de motivador emocional e dizer que basta você se amar mais que todos seus problemas irão se resolver.

As coisas não são assim e a dor não passa de uma hora pra outra, não se esquece alguém que foi especial de uma hora pra outra, mas por vivência própria eu posso garantir que é sim possível esquecer algo que pode até ter sido bom no passado, mas que hoje já não oferece boas memórias.

Então, ao invés de achar que você nunca será capaz de se desprender do passado busque se motivar todos os dias e acreditar que você é capaz!

PROCURE UM PROFISSIONAL PARA SITUAÇÕES MAIS GRAVES

Minha intenção com esse artigo é mostrar pra você que todas as situações traumáticas de nossas vidas podem ser superadas, mas eu entendo que existem casos em que simples palavras não serão suficientes e que será necessário o apoio de um profissional especializado.

Se você chegou em um momento da sua vida que às antigas lembranças já afetam até mesmo no seu desempenho profissional ou nas suas relações, é hora de procurar por um psicólogo ou outro profissional da área para que ele possa te ajudar em situações mais complexas.

CONCLUSÃO

passado

O passado pode nos render ótimas lembranças, mas em alguns casos essas lembranças precisam ser deixadas para trás e substituídas por coisas que te façam bem e não que tenham o efeito contrário.

Tudo pode ser visto como aprendizado e sempre existirá alguma coisa pra você extrair de positiva de traumas e situações ruins ou até mesmo de situações que foram boas lá atrás, mas que agora não te fazem tão bem.