Como Fazer para meu dia ser mais Produtivo

Todo mundo quer ter um dia mais produtivo, muitas vezes é necessário aprender a se comportar de uma forma que permita ter um ciclo de trabalho positivo.

As pessoas precisam saber equilibrar suas rotinas e habilidades para dar conta do recado e produzir mais no decorrer de dias, semanas e meses de forma integrada com os demais setores de sua vida.

A vida sempre oferece oportunidades para melhorar as capacidades e elevar o nível de produção em 24 horas.

COMO TER UM DIA MAIS PRODUTIVO

Para ter ciclos de 24 horas mais produtivos, é importante, em certas situações rever padrões de comportamentos e metas.

Inicialmente a pessoa precisa ser orientada para obter resultados. Não adianta somente fazer as coisas por fazer sem ter um objetivo claro.


É importante rever pensamentos, atitudes e estratégias que ajudarão a manter o foco.

Se o resultado é terminar uma tarefa, redigir um projeto ou abrir um negócio é importante que cada dia seja visto como uma etapa de um longo processo de idealização e realização.

Atualmente, há vários métodos e sistemas que são testados e aplicados pelas corporações e pelas pessoas, e muitos métodos podem ser adotados, descartados ou reciclados conforme a necessidade de cada situação e equipe.

MÉTODOS, TÉCNICAS E PERCEPÇÕES

Atualmente, é importante que as pessoas percebam o que ajuda e atrapalha as suas vidas no dia a dia, identificando o que pode ser melhorado e eliminado.

Posteriormente, podem ser aplicados métodos e técnicas pessoais e coletivas para melhorar a produtividades pessoal, profissional e coletiva.

Atualmente, há muitas técnicas eficientes que qualquer pessoa de qualquer classe social pode aplicar para atingir diferentes objetivos. A seguir apresentamos uma lista infalível.

1. PLANEJE O DIA

Para ter um dia mais produtivo, comece planejando as atividades no dia anterior. Ou seja, antes de ir dormir faça uma lista com todas as principais tarefas que você precisa fazer sem falta no dia seguinte.

Mas, faça a lista por ordem de prioridade. Por exemplo, se arrumar o escritório ou a home office é mais importante antes de imprimir os projetos, coloque a faxina como a tarefa número 01 na lista.

Assim, a pessoa poderá dormir mais tranquila, sem se preocupar em lembrar o que terá que fazer no dia seguinte.

2. COMECE PELO MAIS DIFÍCIL

Quem primeiro sobe uma ladeira para depois descer mais rápido do outro lado conhece os benefícios da viagem, certo? O mesmo vale para a realização das tarefas.

Comece pelas tarefas mais difíceis. Posicione na lista as atividades mais difíceis de serem realizadas no topo em ordem numérica.

Assim, as atividades mais desafiadoras vão sendo eliminadas, o dia vai melhorando com uma agenda mais leve, ficando as tarefas mais fáceis para o final do dia.

3. QUAL O SEU PERÍODO MAIS PRODUTIVO?

Você produz mais de manhã, a tarde ou à noite? Existem pessoas que gostam de trabalhar de madrugada em virtude do silêncio.

É importante identificar os períodos do dia no qual é mais produtivo e “inspirado” para produzir mais dentro de determinado projeto, e no restante do dia, poderá executar atividades mais leves.

4. FAÇA CADA TAREFA DE CADA VEZ

Mesmo que você tenha a competência de fazer várias coisas ao mesmo tempo, é importante fazer cada tarefa em separado para não diminuir a qualidade.

Pois, certas tarefas podem exigir alto nível de concentração, com isso mantenha o foco em realizá-las uma de cada vez com qualidade.

5. TENHA PRIORIDADES

Mesmo com uma lista organizada, tenha prioridades. Sabemos que as atividades que não apresentam urgência em serem realizadas e estão na lista somente por serem agradáveis ou por desejo devem ser removidas.


6. TENHA CONTROLE

É importante ter controle sobre as tarefas que precisam ser feitas rapidamente e outras que precisam de mais tempo e concentração.

A atualização da lista é fundamental para reduzir o esforço mental para se lembrar de cada tarefa.
É normal que atividades urgentes apareçam. As mais urgentes podem ser colocadas ao lado da lista principal para não esquecer.

7. NUNCA ADIE TAREFAS

É fundamental não adiar tarefas, pois elas podem se acumular com novas tarefas que possam surgir. Ao deixar para depois o que precisa ou pode ser feito agora representa uma grande perda de tempo e acúmulo de atividades.

8. UTILIZE FERRAMENTAS PRODUTIVAS

Para organizar listas e conteúdo é indicado o uso de ferramentas, softwares e hardwares, que nos ajudam a ser mais produtivos.

Para ter o dia mais produtivo é importante organizar também as informações que cada tarefa gera. Existem aplicativos presentes em smartphones, tablets e notebooks e serve como um assistente pessoal.

Dentre os aplicativos temos o Google Now e outros dispositivos para fazer pesquisas na Internet, mandar mensagens, realizar chamadas, fazer anotações e muito mais apenas utilizando o comando de voz por parte do usuário.

9. PRATIQUE EXERCÍCIOS E MEDITAÇÃO

Fazer exercícios físicos e meditação ajudam a manter corpo e mente equilibrados para realizar as principais tarefas do dia.

Sabemos que quanto boa for a sua clareza mental, mais poderá se concentrar nas tarefas, e a produtividade será elevada.

O corpo também precisa estar preparado para os esforços do dia a dia. Faça caminhadas entre uma tarefa e outra e saiba o momento certo para parar.

10. DURMA BEM

Ter uma boa noite de sono ajuda a ter energia no seguinte para realizar as tarefas com qualidade. Isso ajuda a ter um dia mais produtivo.

Depois de organizar a lista e revisar as tarefas já realizadas, aproveite para relaxar.

É indicado evitar Internet, computador, televisão e demais aparelhos.

11. ACORDE MAIS CEDO

Como Fazer para meu dia ser mais Produtivo - Acorde mais cedo

É indicado saber a hora certa de ir dormir e de acordar. Quem acorda mais cedo parte na frente dos outros.

12. SAIBA CONTROLAR FERRAMENTAS, ESPAÇOS E TEMPO

Saiba ser organizado. Independente se a sua casa, escritório e local no trabalho são de alto nível arquitetônico ou não. O resultado não depende somente do ambiente, mas também de sua atitude.

É importante controlar ferramentas físicas e virtuais, organizar o uso de espaços e o tempo dedicado.