Dicas Para Pedir um Aumento sem Perder o emprego

Todo mundo procura ser bem sucedido financeiramente. Além de investir nos estudos e se dedicar a um determinado tipo de trabalho, muitos profissionais são mais diretos e decidem pedir aumento de salário.

Fazer esse tipo de pedido nem sempre é fácil, em certos casos existem profissionais que optam pela alternativa de procurar uma vaga de trabalho melhor em outra empresa ou até mesmo abrir o próprio negócio.

Mas, caso o empregado goste muito da empresa e das tarefas desempenhadas atualmente ele pode se reunir com o seu chefe para pedir o tão sonhado aumento.

Sabemos que, inicialmente, é importante argumentar para pedir, ou seja, reunir boas justificativas para solicitar o aumento.

SER BEM SUCEDIDO FINANCEIRAMENTE

É possível ser bem sucedido nas finanças a partir do trabalho executado na empresa para a qual você trabalha.


Os profissionais mais experientes podem saber solicitar o aumento de forma mais educada e precisa junto ao e o setor de recursos humanos.

É importante validar as capacidades e dedicação que você tem prestado à corporação como primeiro passo antes de solicitar um aumento.

Ressaltamos que pedir aumento é, ao mesmo tempo, merecer receber reconhecimento da empresa onde trabalha.

A seguir apresentamos algumas orientações essenciais que você deve seguir na hora de se reunir com o seu chefe para fazer o pedido.

1. REÚNA ARGUMENTOS

Qual a sua realidade e postura dentro da empresa? Você é um bom funcionário? A empresa precisa muito de você? O que você faz ajuda a capacitar e formar novos líderes?

Geralmente, as pessoas costumam a achar que estão ganhando pouco. É importante verificar a média salarial de sua função no mercado, verificar sua dedicação e o que mais importa na empresa atualmente.

2. REVEJA SEU DESEMPENHO

É importante que o funcionário e colaborador saiba rever seu desempenho na empresa na qual trabalha. Se informe primeiro para verificar se a empresa tem um plano de carreira para o seu cargo e função.

Poderá ser mais produtivo solicitar uma mudança de cargo, que sempre é acompanhada por aumento salarial.

Geralmente, muitas pessoas cometem o erro de ficar negociando entre propostas e contrapropostas ou se ater somente a pesquisas salariais sem verificar se ela tem a capacidade de atingir as metas.

3. ASSUMA MAIS TAREFAS

Para ser bem sucedido financeiramente, saiba que mais dinheiro pode significar mais atividades.

A melhor maneira de convencer o chefe é se propondo a assumir outras tarefas e responsabilidades que possam justificar a adoção de um bom aumento.

Dessa maneira, você recebe o aumento e, em troca, gera mais resultados para empresa. É importante enumerar as atividades e apresentar a capacidade que pode gerar valor para você e a empresa.

4. TENHA FOCO NA EMPRESA

Mantenha boa parte de sua dedicação para a empresa. Mesmo que tenha outras atividades pessoais e profissionais, quando estiver na empresa esteja por inteiro.

Nunca peça aumento para pagar dívidas ou resolver problemas pessoais, as empresas não colocarão jamais seus problemas pessoais no topo das decisões.

O foco deve ser a empresa e jamais a vida pessoa. Todos na empresa devem trabalhar em função da empresa, essa é a regra fundamental do mercado, caso você pense o contrário abra o seu próprio negócio.

5. ENCONTRE O MOMENTO CERTO


Pedir aumento num período de obras e faxinas na empresa não é um bom momento. E se a empresa está passando por um momento difícil financeiramente, nem pensar de solicitar qualquer tipo de benefício.

Evite levar bronca gratuita de seu chefe. Identifique o melhor momento da empresa, principalmente, como está o planejamento orçamentário do próximo ano.

6. PENSE NO FUTURO

Nunca peça aumento por um motivo já superado ou tarefa concluída. As tarefas já realizadas se referem às tarefas já pagas. A solicitação deve ser feita antes de começar um novo projeto.

Por exemplo, se o funcionário realizou uma venda especial e trouxe 1 milhão de reais para a empresa e identificaram que consegue vender o dobro no próximo ano, esse pode ser um argumento fortíssimo para pedir aumento.

7. PARTICIPE DE PROJETOS QUE TENHA VISIBILIDADE

É importante que você participe de projetos que atraiam a atenção na empresa e no mercado.
Participe de projetos que envolvam toda a empresa.

Esses momentos são boas excelentes oportunidades para entrar em contato com gestores de outras áreas e de níveis mais elevados na corporação.

Assim a empresa perceberá seu valor, principalmente, em tarefas de governança corporativa e responsabilidade social.

8. EVITE O CONSTRANGIMENTO

Se você está tímido e sem jeito para pedir aumento, então desista. É necessário ter argumentos e segurança na hora de pedir aumento de suas tarefas e funções na empresa.

10. RESPEITE OS LIMITES DA EMPRESA

Não peça um aumento que esteja acima das condições atuais da empresa e do seu setor. Geralmente, as empresas nem sempre estão preparadas para atender a pedidos individuais.

11. NÃO ESPERE UMA RESPOSTA RÁPIDA

Nem sempre uma empresa tem condições para responder rapidamente. Nem sempre você conseguirá sair da reunião com a resposta esperada.

12. E SE A RESPOSTA FOR NÃO...

Pedir um Aumento sem Perder o emprego - Se resposta for não

Se a resposta do seu pedido de aumento for “não”, continue sonhando em ser bem sucedido financeiramente de outra forma. Você pode tentar conseguir outro emprego, abrir o seu próprio negócio mesmo em paralelo com o emprego ou investir em ações da bolsa de valores, por exemplo.

Mas, caso continue trabalhando na mesma empresa, continue entregando mais do que o solicitado. A sua conduta positiva ajudará a reforçar a sua argumentação e sua qualidade na empresa e no mercado.

CONCLUSÃO

Portanto, quando falamos em ter argumentos, falamos em dizer “o porquê” de pedir aumento. É importante apresentar o pedido com clareza sabendo justificar sua condição e tarefas dentro da empresa.

Por outro lado, evite o estresse no trabalho e ofereça benefícios para a empresa. Nunca exija, ofereça. Pois quem dá, recebe!

Pense em suas habilidades e condições de solicitar uma mudança de cargo para elevar o seu salário naturalmente. Muitas vezes, a empresa pode oferecer um curso de capacitação para alocar seus funcionários mais antigos em novas funções com novos salários.