MARKETING PESSOAL - PORQUE ELE É TÃO IMPORTANTE?

O marketing pessoal é muito importante para todas as pessoas, independente, da área de atuação profissional e de seus níveis de relacionamento.

Marketing Pessoal - Porque ele é tão Importante

Sabemos que quem não é visto não é lembrado e nem requisitado. Mas, além de ser visto, é fundamental apresentar qualidades, valores e uma diferenciação.

Sabe aquela habilidade que somente você ou poucos sabem fazer? É assim que você conquistará as pessoas em sua volta.

Lembramos que há um conjunto de fatores que devem ser lembrados e estruturados para você ser lembrado e gerar um positivo efeito esperado.

O MARKETING PESSOAL

Sabemos que o marketing é uma área de conhecimento, uma ferramenta que, para as empresas e marcas, visam identificar necessidades e desejos de potenciais clientes a fim de desenvolver mercados e aceitação para a empresa resolvendo os problemas dos clientes.

No marketing pessoal, esses conhecimentos podem ser aplicados para melhor a aceitação social e profissional para a sua pessoa nas relações sociais e profissionais.

Envolve conhecimentos técnicos e práticos que podem ajudar a pessoa a atingir a excelência.

APLICANDO O MARKETING PESSOAL

A partir de um conjunto de estratégias e conhecimentos a pessoa pode atribuir valor a sua imagem perante as outras pessoas. Ajuda a construir uma imagem positiva de você mesmo perante as outras pessoas.

Em suma ele atribui valor à imagem que a pessoa possui na sociedade. Envolve um conjunto de possibilidade que podem criar uma percepção positiva para a pessoa.

NÃO É PUBLICIDADE

Tornar um projeto profissional e pessoal público é diferente do marketing pessoal. Divulgar o que você faz pode fazer parte da sua estratégia de posicionamento positivo de sua imagem.

Porém, o marketing atribuirá valores ao seu comportamento, às suas capacidades, forma de falar, abordagem e demais níveis de interação com os outros.

MELHORANDO A IMAGEM

Lembramos que há várias formas de melhorar a imagem de uma pessoa, claro que isso precisa ser pensado dentro de um contexto de entrega de valor verdadeiro.

Além de ser visto, é importante ter conteúdo como pessoa. Ele pode ajudar a melhorar  sua imagem, aumentar sua relevância no mercado e tornar-se uma verdadeira autoridade no seu assunto e na sua presença.

ASSUMINDO A LIDERANÇA

Assumir a liderança é uma das mais fundamentais estratégias, principalmente, quando você ocupa um cargo de alto nível de responsabilidade.

Com a liderança e o domínio em seu assunto é possível romper com o senso comum e com o pensamento coletivo vigente.

Por outro lado, boas atitudes precisam ser bem divulgadas e com a informação entregue da melhor forma possível.

TER UMA HISTÓRIA PARA CONTAR

Ter uma história para contar ajuda no marketing pessoal. Ter uma biografia forte, simples e verdadeira gera atração por parte dos demais e respeito.

Além da história de vida, ter experiências para contar e compartilhar como estímulo para os demais também ajuda a agregar valor à imagem.

Reunir as melhores histórias, ser competente e divulgar as histórias de maneira correta ajudam a gerar proximidade.

SEJA NOTADO

É importante ser notado. Quando sua presença, histórias e habilidades servem para orientar, guiar e criar presença você se torna notório automaticamente.

Não queira ser papagaio de pirata, ou seja, não queira aparecer na força perante uma câmera de TV roubando as entrevistas dos outros. Atualmente, você pode criar a transmissão de suas informações e presença tratando bem quem trabalha com você, abrindo um blog e até mesmo um canal no YouTube.

REUNIR BOAS IDEIAS

Você quer apresentar um bom projeto para a empresa na qual trabalha, vai apresentar uma palestra ou pretende escrever um livro?

Esses tipos de experiências ajudam muito a criar autoridade e presença. Por outro lado, cada projeto carece de boas ideias e não de replicações como acontece com os livros de autoajuda.

Faça diferente, seja diferente, seja inovador e não tenha medo de arriscar tendo atenção em não desrespeitar pessoas.

EVITE COMENTÁRIOS PRECONCEITUOSOS 

Quando for apresentar algum conteúdo evite fazer piadas machistas, evite fazer comentários sobre o corpo feminino em público, evite criticar as atitudes dos homens de forma vulgar e sexual (pois isso também já está ultrapassado, os homens atuais se sentem mal quando são intensamente criticados como inferiores em suas manias), evite comentários racistas e xenófobos, pois mesmo que você não seja machista ou racista.

Por exemplo, fazer comentários criará uma imagem distorcida, pois ser mal interpretado poderá manchar a sua imagem e até mesmo gerar processos judiciais.

EVITE PROBLEMAS

Evite debates desnecessários. Se você não é candidato político e não atua em cargos governamentais, evite falar de política à toa. Revele a sua opção de voto eleitoral somente para os amigos mais próximos.

Evite fazer comparações com os outros, não compare o seu trabalho e talento com os outros colegas de atuação.

FAÇA O MELHOR

Marketing Pessoal - Faça o Melhor

Tudo o que você fizer, faça bem feito. Dessa forma você sempre será requisitado em ambientes físicos e virtuais para comentar, orientar, trabalhar e fazer parte.

Isso ajuda a ter sua autoridade aumentada e se torne referência. As pessoas terão credibilidade pelo seu caminho e trajetória.

TER BOA IMAGEM

Além do conteúdo e das atitudes principais listadas acima, devemos lembrar que aparência é importante. Mesmo usando roupas simples ou que não sejam de marca, use roupas adequadas para cada situação.

O fundamental é usar roupas limpas. Lembramos que a impressão que uma pessoa mal vestida passa faz com que as pessoas não tenham confiança nela.

NÃO CRIE PROBLEMAS, RESOLVA

Na área profissional, o que reforça o marketing pessoal é saber lidar e resolver problemas. A capacidade profissional é medida pela quantidade de problemas que conseguimos resolver.

Nós facilitamos ou prejudicamos o nosso caminho e o dos outros? Isso ajuda a ser bem lembrados.

CONCLUSÃO

Ser proativo, entregar valor e soluções são os passos fundamentais para ser lembrado e requisitado. Assim, poderemos nos aproximar das pessoas de maneira correta.

Faça o melhor, e o positivo será o padrão de suas atitudes, ações e compartilhamentos sociais no meio físico e digital. Saber fazer e orientar de modo correto é também gerar valor.

Post um Comentário