Melhores Filmes para Superação e motivação na vida

Além de procurar por livros de auto-ajuda, tem sido comum as pessoas buscarem por filmes motivacionais como forma de criar um novo fator emocional perante os desafios da vida.

Quando um filme relata histórias de superação e sucesso ele ajuda aumentar a motivação pessoal de todos nós tornando-se marcante em nossas vidas.

Esses filmes podem ser baseados em fatos reais ou não, porém ajudam a criar uma nova percepção sobre a vida, principalmente, perante as dificuldades.

O FILME MOTIVACIONAL

Esse tipo de filme tornou-se mais comum a partir dos anos 1990, com o sucesso de “Ghost – Do outro lado da vida”, “Além da Eternidade” e “Minha Vida” (com Michael Keaton e Nicole Kidman).

Porém, nos anos 1990, esses filmes carregavam uma mensagem de espiritualidade junto com os desafios vividos pelos personagens principais.

A partir dos anos 2000 e 2010, tornou-se mais comum o lançamento de filmes motivacionais que abrangem diferentes temas relacionados à saúde, relacionamentos, família e objetivos de vida.


PROCESSO DE COACHING

Muitas vezes, essas obras cinematográficas passam uma mensagem de construção de valores, atitudes positivas e percepções que podem até ajudar no processo de treinamento das pessoas.

Dessa forma, torna-se semelhante ao processo de coaching com um conjunto de orientações e exemplos presentes nas histórias dos filmes.

Esses filmes podem ser baseados em livros e em roteiros que apresentam temas que envolvem paciência, equilíbrio emocional, resiliência e determinação.

BOM PARA ASSISTIR

Ao assistir essas produções do cinema, o espectador consegue se inspirar em histórias de pessoas de sucesso que conseguiram se superar em busca da realização de um sonho e objetivo.

Muitas vezes, essas produções se baseiam em narrativas que passam exemplos e lições de vida favoráveis para as pessoas em suas vidas pessoais e profissionais.

A LISTA DE PRODUÇÕES

A seguir apresentaremos uma lista composta pelos filmes motivacionais mais populares dos últimos tempos para servir como um rápido guia.

1. À PROCURA DA FELICIDADE

Melhores Filmes para Superação e motivação na vida - A procura da Felicidade

Esse filme é inspirado em história real. Essa produção apresenta a trajetória de Chris Gardner, um pai de família que passa por problemas financeiros.

O personagem é abandonado pela esposa e na condição de pai solteiro, passa por muitas dificuldades para cuidar de si e de seu filho de cinco anos.

O personagem principal é vivido pelo ator Will Smith. Depois de perder trabalhos, Chris e o filho são despejados e passam a viver em abrigos, banheiros públicos e estações de metrô.

Porém, nunca abandona a motivação de buscar seus sonhos e mudar sua realidade. Perto do final da história, ele se transforma num milionário atuando como corretor de bolsa de valores. 

2. EXTRAORDINÁRIO


Essa obra cinematográfica foi lançada no ano de 2017, e apresenta a história de Auggie Pullman, um menino que nasceu com a síndrome de Treacher Collins.

Essa doença deforma a face. Depois de dez anos de vida e vinte e sete cirurgias plásticas os pais de Auggie decidem que é hora de ele frequentar, pela primeira vez, a escola regular, em vez de ter aulas particulares em casa.

O filme foi baseado num livro com mesmo nome e apresenta a importância da família no apoio ao garoto na busca pela motivação para sair de casa e enfrentar a escola e a vida social.

3. A VIDA É BELA

No mesmo ano em que o Brasil quase ganhou a estatueta do Óscar na categoria de melhor filme estrangeiro com “Central do Brasil”, o nosso país perderia o prémio para o filme italiano “A vida é bela”.

A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, quando o judeu Guido e seu filho, o pequeno Giosué, são enviados para um campo de concentração na Alemanha. O pai faz de tudo para que o garoto não perceba os horrores da guerra e nem do campo de concentração.

4. A TEORIA DE TUDO

Para fãs de ciência ou não, esse filme significa um dos ápices de uma série de biografias adaptadas para as telonas. A produção relata a história do físico britânico Stephen Hawking, um dos maiores estudiosos de astrofísica e buraco negro.

Na história, ele é diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que não possui cura. Porém, a doença não o impediu de alcançar o sonho de estudar e se tornar num dos maiores cientistas contemporâneos de nossa história. 

5. O LADO BOM DA VIDA

Imagine aprender a administrar relações. No filme “O lado bom da vida”, com a atuação dos atores Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, o personagem Solitano é um homem que perdeu sua casa, emprego e casamento devido a um transtorno bipolar que o atrapalha nas relações familiares.

Passa oito meses internado e retorna a morar com os pais em busca de reconstruir sua vida, logo depois conhece Tiffany, uma mulher que também tem suas dificuldades, mas que é capaz de trazer mudanças para a vida de ambos.

6. INTOCÁVEIS

Um dos mais aclamados filmes franceses dos últimos tempos, apresenta a trajetória de Philippe, um multimilionário que sofre um grave acidente e fica tetraplégico. Ele contrata como assistente Driss, um jovem ex-presidiário que não possui nenhuma experiência em cuidar de pessoas.

7. INVENCÍVEL

Depois de sofrer um acidente em missão militar na Segunda Guerra Mundial, atleta olímpico Louis Zamperini sofre um acidente de avião e cai no Oceano Pacífico onde fica à deriva. Ele é capturado com seus companheiros num bote salva-vidas de um navio inimigo e mantido como prisioneiros e torturados.

O personagem mantém sua força mental e resiliência física para sobreviver à violência superando cada dor.

8. DISCURSO DO REI

Melhores Filmes para Superação e motivação na vida - O Discurso do Rei

Vencedor de quatro estatuetas do Óscar, o filme “O Discurso do Rei” apresenta a história de George, um príncipe britânico gago desde pequeno.

Quando ele se torna rei, a sua gagueira é um desafio a ser enfrentado para que possa dar discursos de qualidade e manter a moral do povo elevada durante a Segunda Guerra Mundial.

CONCLUSÃO

Cada filme atende cada tipo específico de público, interesse tema. Esses filmes também podem ser reproduzidos em escolas, empresas e assistidos até mesmo em casa.