O Que é Meditação e quais os seus Benefícios

Sabemos que meditar faz bem para a saúde do corpo e da mente. A meditação é uma positiva prática que auxilia em todos os aspetos da vida.

Para a pessoa que busca mais qualidade de vida, ela melhora os aspetos pessoais e profissionais do ser humano. Ela atua como auto conhecimento num processo de recomposição, reprogramação e equilíbrio.
Ela gera grandes resultados positivos também para a concentração, pois ajuda no aumento da produtividade, na redução do estresse e ansiedade.

A MEDITAÇÃO

Sabemos que existem vários tipos de prática em todo o mundo com relação aos conhecimentos religiosos e não religiosos.
A palavra tem origem no latim “meditatum” e significa ponderar, sendo utilizado pela primeira vez no século XII pelo Monge Guido II.
O INÍCIO DA PRÁTICA
Essa prática teve início com associação às religiões. Até mesmo na pré-história, algumas civilizações mais antigas já utilizavam essa prática mental com entoação de mantras na busca de êxtase durante os rituais de oferenda para seus deuses.
Segundo relatos de escrituras na Índia, a prática moderna teria surgido três mil anos antes de Cristo.
No decorrer dos séculos, a prática teria se espalhado por toda a Ásia e, aos poucos, teria chegado ao Ocidente. Ainda na Ásia seria adotada pelo Budismo, o Hinduísmo e o Judaísmo.
PRÁTICA ZAZEN BUDISTA
A Zazen Budista significa “meditação sentada”, para indicar a posição em que a prática deve ser realizada, sempre prestando atenção em manter a coluna em linha reta, da pélvis ao pescoço.
Durante o processo é importante manter a boca fechada, olhos baixos e descansados, mirando em um ponto imaginário.


O praticante pode se concentrar na respiração, no ar entrando e saindo pelo nariz é uma delas. Porém , o processo de concentração fica mais fácil quando se conta em ordem decrescente enquanto inspira e tenta expirar em maior contagem.
SHIKANZA
O método Shikantaza também usa a postura sentada. Não usa técnica para reprogramar a mente, existe apenas uma vigilância dos pensamentos.
Nessa prática é necessário estar por inteiro no presente, observando todos os pensamentos que passam pela mente apenas observando os pensamentos.
HINDUÍSTA
A prática de meditar de forma hinduísta tem como objetivo principal liberar o praticante da dor física e dos desequilíbrios emocionais.
A prática foca nas coisas boas e na transformação dos sentimentos ruins em paz total.
É indicado sentar-se com a coluna ereta em uma cadeira e apoie bem seus pés no chão respirando lentamente.
Durante a prática, os pensamentos passarão pela mente durante a meditação percebendo os melhores sentimentos.
PRÁTICA TRANSCENDENTAL
A prática transcendental permite ao praticante meditar para se aprofundar na mente para chegar até a raiz de seus pensamentos. Geralmente, é boa a ajuda de um profissional que ensina as técnicas e a importância de se conectar consigo de maneira que forma mais compreensão.
Posteriormente, é importante praticar a meditação em casa, duas vezes ao dia seguindo as técnicas aprendidas pelo instrutor.
MINDFULNESS
Essa técnica é adaptada para profissionais que desejam aumentar sua produtividade no trabalho e na vida pessoal. Permite estar mais presente no que se está fazendo, sem pensar em problemas ou situações que possam surgir.

BENEFÍCIOS INICIAIS 

Meditação e os seus Benefícios
Além de fazer bem para a saúde do corpo e da mente, o ganho de equilíbrio espiritual e físico são fundamentais. Atualmente, os tipos de meditação são inúmeros, que caminham por diversas vertentes e técnicas religiosas e não religiosas.


Permite evoluir pessoal e profissionalmente, procurando sempre estar presente no que importa naquele momento da vida da pessoa.
COMO SER UM ADEPTO?
Para quem pratica a meditação sempre torna-se num adepto. Atualmente, existem várias academias e escolas de meditação que transforma a qualidade de vida da pessoa.

O QUE FAZ A MEDITAÇÃO?

Inicialmente, ela incentiva o esvaziamento da mente e dos pensamentos repetitivos. Às vezes as pessoas têm dificuldades para parar de pensar.
É considerada como um exercício de foco e concentração que promove relaxamento físico e equilibra o psicológico do praticante.
Algumas modalidades de meditação podem utilizar música e mantras como instrumento para entrar no estado de equilíbrio. Lembrando que a mente e o mundo exterior é cheio de estímulos, tende a desfocar rapidamente a concentração dos adeptos iniciantes.
Um dos segredos iniciais é prestar atenção na própria respiração. Mantendo o treinamento a pessoa concentrar cada vez mais facilmente e por mais tempo.
É indicado deixar os pensamentos da mente fluírem, sendo apenas um observador sem julgar e sem se envolver.
Dessa forma, o praticante irá usufruir dos benefícios da meditação para o corpo e a mente.
BENEFÍCIOS DA "MINDFULNESS"
Como já apresentada anteriormente, esse tipo de meditação aumenta a concentração dos profissionais e estudantes. É oriunda das descobertas científicas sobre os benefícios da meditação.
A prática do Minfulness não utiliza mantras, pois não apresenta o objetivo de elevar o espírito e nem de ser uma maneira de encontrar Deus.
Não apresenta relação com o budismo e nem com o taoísmo, sem considerar qualquer lado religioso.
Essa técnica foca em prestar atenção às sensações do corpo e organizar os pensamentos desorganizados.
Essa meditação não religiosa é aplicada em hospitais, clínicas, escolas, bases militares, em treinamentos de atletas de elite e em empresas.
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
Todos os tipos de meditação fazem bem para a saúde. Além da prática religiosa, é também prescrita pelos médicos. Ela pode ser usada como tratamento auxiliar em casos de dores persistentes, doenças crónicas como hipertensão e diabetes, e até para casos de câncer.
CONCLUSÃO

É uma prática positiva para a saúde do corpo e da mente. Atualmente, ela é reconhecida como uma possibilidade para o alívio dedores e doenças psíquicas.
A meditação é completamente natural para o nosso corpo, pois o organismo realiza um processo de equilíbrio e auto cura. Ajuda a diminuir estresse e a ansiedade, atualmente, causadores de muitas doenças.