7 DICAS DE MOTIVAÇÃO PARA SUPERAR DIFICULDADES NO TRABALHO

Dificuldades no trabalho não é algo incomum na vida de profissionais de qualquer parte do mundo, isso é um fato.

A grande questão é como esses profissionais lidam com esses percalços, não importa qual grau de problema, de obstáculo ou de dificuldade os atinja.

Se deixar abater por essas questões pode prejudicar todo o rendimento e a produtividade de uma pessoa, fazendo com que ela possa até, eventualmente, perder o emprego.

Além disso, quando se trata de problemas mais graves, como conflitos com colegas do mesmo nível ou mesmo com os superiores, não saber lidar com a situação é praticamente se colocar “à disposição para a demissão”.

Essas dificuldades no trabalho, além de tudo isso, ainda podem causar altos níveis de stresse, que ocasionam problemas emocionais e afetam seriamente a saúde mental e também física de uma pessoa.

Assim, é importante aprender algumas dicas de motivação necessárias para conseguir superar esses momentos de dificuldade no trabalho, evitando que a sua carreira possa a vir ser prejudicada.

Quer saber mais sobre o assunto e como isso é possível? Então acompanhe este texto até o final.

Boa leitura!

DIFICULDADES NO TRABALHO: APRENDA DICAS DE MOTIVAÇÃO PARA SUPERÁ-LAS

1. DEIXE A SUA ZONA DE CONFORTO

Muitas vezes, as dificuldades no trabalho possuem um grau menor, que podem ser mais facilmente resolvidos, mas é preciso levar-se em consideração algumas coisas necessárias para ultrapassar certos obstáculos.


Um deles é sair da sua zona de conforto, algo que a maioria dos profissionais não estão aptos ou abertos a fazer, o que acaba trazendo diversas dificuldades, entre elas a péssima reputação perante os olhos dos chefes.

Quando um superior hierárquico percebe que um funcionário não está disposto a encarar novos desafios e a lidar diretamente com possíveis dificuldades que surgem, isso passa a ser visto de uma forma negativa pela cúpula da empresa.

Essa inércia ou essa falta de determinação pode colocar, inclusive, o seu emprego em risco, visto que as organizações não querem mais profissionais que se omitem.

Portanto, deixe a sua zona de conforto, procure crescer dentro da empresa e profissionalmente, de modo a conseguir buscar novos desafios e horizontes, superando eventuais dificuldades no trabalho.

2. DESENVOLVA A TENACIDADE

7 DICAS DE MOTIVAÇÃO PARA SUPERAR DIFICULDADES NO TRABALHO - DESENVOLVA A TENACIDADE

No âmbito da física, a tenacidade seria uma medida para a quantidade de energia que um determinado material pode vir a absorver antes de colapsar, quebrar ou fraturar.

Esse conceito passou a ser muito utilizado no âmbito empresarial e do empreendedorismo, como uma qualidade a um determinado indivíduo.

Ou seja, uma pessoa tenaz é aquela que segue obstinadamente uma ideia ou uma busca por resultados, mesmo com todas as adversidades e as “pancadas” que leva pelo caminho.

Assim, uma dica muito boa de motivação para superar dificuldades no trabalho é desenvolver a tenacidade, pois sim, ela pode ser desenvolvida ao longo do tempo com muita dedicação, trabalho e esforço.

Desse modo, sendo um profissional tenaz, você pode seguir firme quanto a uma ideia que tenha, um projeto que pensou ou um resultado que busca, passando pelas dificuldades encontradas no ambiente de trabalho.

Entre essas dificuldades podem estar inclusas opiniões negativas e contrárias de colegas e da chefia, bem como uma pressão enorme para que você alcance excelentes resultados.

Para quem não tem tenacidade, esses fatores podem muito bem levar a pessoa a desistir de uma ideia que era genial, simplesmente por não conseguir suportar a pressão.

3. APRENDA A TER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A inteligência emocional é uma característica ou qualidade que pode (e deve) ser desenvolvida por qualquer pessoa no mundo.

Apesar de aqui estar se tratando sobre superar dificuldades no trabalho, a inteligência emocional pode servir também para vários outros âmbitos da vida de uma pessoa.

Com a inteligência emocional, você torna-se capaz de superar qualquer obstáculo ou dificuldade que venha a surgir no campo profissional, inclusive de conflitos com colegas ou superiores.

Pessoas que agem de forma descontrolada e com irracionalidade só tendem a ter graves problemas, que podem levar a situações como perda de emprego e até mesmo processos por danos morais, por exemplo.

Dessa forma, uma dica para motivação é aprender a ter inteligência emocional, pois é algo que você poderá usar em toda a sua vida e conseguir uma existência melhor, mais tranquila e mais controlada.

Ainda na questão do trabalho, além dos problemas de conflitos, a falta de gestão emocional, como também pode ser chamada, pode comprometer o cumprimento de metas impostas e atrapalhar sua comunicação na empresa.

Ou seja, tudo converge para a necessidade do desenvolvimento da inteligência emocional como forma de superar as adversidades no campo profissional.

4. SEJA UM SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS

Tudo o que a gerência de uma organização menos quer é um profissional que traga problemas ao invés de soluções para dentro da empresa.

A maioria das pessoas não se destaca pela questão da omissão ou da inabilidade em resolver problemas que surjam, fazendo com que eles aumentem ao invés de diminuir.


Obviamente que isso tudo passa por questões como o aprendizado da inteligência emocional, visto acima, mas muitos profissionais apenas acreditam que “não nasceram para solucionar problemas e encarar dificuldades”.

Quando você aprende a ser um solucionador de problemas, consegue encontrar estratégias, traçar planos e ver saídas para qualquer situação negativa que venha a surgir no seu trabalho.

Além de ser bom para você na questão de superar dificuldades que surjam no âmbito profissional para o seu lado, isso ainda passa a ser observado e visto com bons olhos pela chefia.

Portanto, uma importante dica de motivação é tornar-se, à medida do tempo e da sua dedicação, um solucionador de problemas.

5. TENHA EMPATIA PARA SUPERAR DIFICULDADES NO TRABALHO

Você sabe o que é empatia

Para quem conhece o significado deste termo, essa pode parecer uma estranha dica de motivação para superar dificuldades no trabalho, mas pelo contrário, ela é excelente e condizente com o assunto.

A empatia pode ser descrita como a capacidade ou a habilidade de conseguir se colocar no lugar do outro, ou ainda de compreender as emoções e os sentimentos de uma outra pessoa.

Seja como for, a questão é que sabendo se colocar no lugar do outro, daquela pessoa a quem você estaria criticando ou com quem está trabalhando, é muito mais fácil conseguir superar as dificuldades ou adversidades do trabalho.

A capacidade de empatia, aliás, costuma ser muito reconhecida tanto pelos colegas de trabalhos como pelos gestores superiores, que veem esse profissional com bons olhos.

6. SEJA UM PROFISSIONAL PROATIVO

Se há outra capacidade ou habilidade de um profissional que é muito bem vista pela chefia de uma empresa é a proatividade.

A proatividade pode estar dentro ou entrelaçada com muitas coisas que foram vistas neste artigo para a superação de dificuldades no trabalho, como sair da zona de conforto e ser um solucionador de problemas, por exemplo.

Entretanto, a proatividade vai um pouco além disso, podendo ela ser descrita como um tipo de comportamento em que você antecipasse e se responsabiliza por ações em uma determinada situação.

Quando surgem dificuldades no trabalho, uma pessoa proativa tem a reação imediata de se mobilizar para fazer algo a respeito, de modo a resolver a situação.

Infelizmente, a maioria dos profissionais não possuem essa capacidade, que pode e deve ser desenvolvida, pois é uma importante fonte de motivação para a superação de dificuldades (e isso vale para qualquer coisa na vida).

Portanto, é sempre importante que você desenvolva a proatividade como uma característica “de ouro” para ser um profissional que não se desmotive por qualquer obstáculo dentro do ambiente de trabalho.

7. APRENDA A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR EM GRUPO

7 DICAS DE MOTIVAÇÃO PARA SUPERAR DIFICULDADES NO TRABALHO - APRENDA A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR EM GRUPO

Enfrentar problemas ou dificuldades no trabalho muitas vezes significa ter que resolver situações sozinho, ainda mais se tiver a ver com conflitos com colegas ou gestores.

Entretanto, também há muitos obstáculos que surgem e podem ser resolvidos pelo trabalho cooperado, ou seja, pelo trabalho em grupo ou em equipe.

É muito mais fácil passar por cima de uma dificuldade quando os profissionais unem forças do que quando tentam, cada um individualmente, ser o “salvador da pátria”.

Assim, uma dica importantíssima de motivação é aprender a importância de trabalhar em grupo para superar as adversidades, os diversos problemas e os maiores tipos de dificuldades no trabalho.

Acredite: sozinho você não conseguirá ir muito longe, até porque isso pode ocasionar atritos com colegas de trabalhos e com seus superiores, gerando problemas ao invés de trazer soluções.

CONCLUSÃO

Como você viu, as dificuldades no trabalho são comuns para profissionais de todo o mundo, em qualquer profissão e qualquer segmento de empresa.

Entretanto, o modo como você lida com essas dificuldades para superá-las é que pode lhe tornar um profissional diferenciado e bem visto pela chefia da organização em que trabalha.

Neste texto, você pôde ver algumas dicas importantes para desenvolver a motivação para conseguir superar dificuldades e adversidades no ambiente de trabalho.

Gostou do artigo de hoje sobre as 7 dicas de motivação para superar dificuldades no trabalho? 
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.