COMO COMEÇAR DO ZERO EM UMA NOVA PROFISSÃO

O número de pessoas que busca começar uma nova profissão sempre foi alto ao longo da história, sendo possível conhecer muitos casos de profissionais que largaram tudo após os 30,40 ou 50 anos para recomeçar do zero.

Entretanto, em uma época de tanta inquietação e de muitas pessoas tentando sair da sua zona de conforto, torna-se cada vez mais comum ver profissionais querendo mudar de emprego em uma quantidade ainda maior.

E não estamos falando aqui de mudar de uma empresa para outra, ou dentro de uma mesma área profissional, mas sim de uma mudança completa em uma nova profissão, totalmente diferente da anterior.

Essa busca tem sido muito algo específico da modernidade deste século, em que a tecnologia e a Internet permitiram novos tipos de trabalhos e profissões, que antigamente não existiam.

Com cada vez mais novos empreendimentos e startups “explodindo” em todo o mundo, essa inquietação aumenta cada vez mais.

Isso deve-se também à curiosidade de muitas pessoas que foram obrigadas, pelas questões sociais, a escolher uma profissão quando ainda eram muito jovens, em busca da sobrevivência ou por pressão familiar.

Como a mudança global foi enorme nos últimos anos, isso trouxe novas possibilidades e também mudou a forma como as pessoas encaram as escolhas das suas profissões.

Além disso, quem não deseja ter uma profissão que proporcione um melhor salário, mais tempo livre e uma melhor qualidade de vida?

Fora isso, há aquelas pessoas que já ganham bons salários e até vivem muito bem, mas que não tem satisfação nenhuma no trabalho atual, o que afeta bastante o desempenho e a saúde mental, isso é um fato.

Fazer o que se ama é algo extremamente prazeroso e nada paga isso, sendo assim, uma das melhores coisas a se fazer é buscar por uma profissão que esteja de acordo com seus gostos e suas preferências.

Mas como começar do zero em uma nova profissão?

Essa é a pergunta mais comum que as pessoas que estão pensando em fazer uma mudança total na vida profissional se fazem, e a resposta você verá aqui neste artigo.

A partir de agora, durante todo o texto, você irá conhecer algumas dicas importantes do que é preciso fazer para começar em uma nova profissão do zero.


Acompanhe!

COMEÇAR EM UMA NOVA PROFISSÃO: COMO FAZER ISSO DO ZERO? VEJA DICAS

ESTUDE BASTANTE A NOVA PROFISSÃO PRETENDIDA

Você, enfim, resolveu que era hora de sair da zona de conforto e finalmente começar uma nova profissão do zero.

Então, chegou aquele momento de escolher que profissão seria essa e você acha que, por alguns motivos, aquela determinada área é o seu objetivo.

Mas você estudou realmente a nova profissão? Sabe quais são todas as habilidades necessárias para exercê-la?

Você procurou aprender todas as possibilidades de trabalho com ela, nas diferentes subáreas disponíveis?

Se o seu objetivo é mudar de profissão para alcançar um melhor salário e uma melhor qualidade de vida, então pesquisou se isso é realmente possível com esse novo trabalho?

Sabe quais são os custos para formar-se nessa área? Sabe qual a possibilidade de lucratividade? É possível ter horários flexíveis para passar mais tempo com sua família?

Tudo isso precisa ser muito bem estudado antes de escolher a sua nova profissão, pois lembre-se que você estará abrindo mão de bastante coisa ao fazer essa mudança.

Muitas questões sobre as profissões em geral só são conhecidas por quem trabalha diretamente com elas e quem está de fora tem uma visão totalmente diferente.

Portanto, conversar com profissionais que trabalhem na área pretendida também é super importante para quem deseja saber como começar uma nova profissão do zero.

ESTUDE MUITO PARA A NOVA PROFISSÃO 

COMO COMEÇAR DO ZERO EM UMA NOVA PROFISSÃO - ESTUDE MUITO PARA A NOVA PROFISSÃO

Sim, como visto, é extremamente importante que você estude a respeito da nova profissão pretendida para sua carreira, pois chegar “no escuro” pode causar muitos problemas e arrependimentos futuros.


Porém, tão importante quanto isso é você estudar muito para a sua nova profissão, visto que será impossível alcançar qualquer sucesso nela sem o devido conhecimento necessário.

Caso a sua nova profissão exija uma graduação, prepare-se para realmente recomeçar bem do zero com uma nova faculdade e, principalmente, para um médio a longo período de muito estudo.

Entretanto, pode ser que você tenha escolhido uma profissão para recomeçar que não exija um diploma de curso superior, mas isso não significa que não seja preciso ter conhecimento na área.

Para quem deseja ser um empreendedor digital, por exemplo, não existe um curso em uma universidade que seja específico para essa profissão, mas há muitos cursos na Internet para obter conhecimento e se aperfeiçoar.

Assim, prepare-se para estudar aqueles conhecimentos que são extremamente obrigatórios para a sua nova profissão, bem como aqueles que são “optativos”, ou seja, não há obrigatoriedade, mas é desejável tê-los.

Além disso, procure saber quais são aqueles diferenciais que você pode ter para tornar-se um profissional que se destaque em frente aos outros da sua área.

Em um mercado profissional, seja qual for a área, cada vez mais competitivo, ser uma pessoa diferenciada, quanto a conhecimentos e habilidades, é crucial para o sucesso.

QUESTIONE-SE QUANTO À MUDANÇA

O estudo “da” nova profissão e o estudo “para” a nova profissão são muito importantes e essenciais para que você seja um bom profissional dentro daquela área que realmente deseja trabalhar.

Apesar disso, é preciso também fazer um estudo de si próprio, de modo a ser possível questionar-se sobre essa mudança a ser feita.

Sim, o auto-conhecimento, nesse caso, é uma dica crucial para começar do zero em uma nova profissão, pois é preciso conhecer suas razões e objetivos para uma mudança tão grande e radical na sua vida.

Qual é seu real objetivo e a finalidade dessa mudança: 
  • Ter mais tempo livre para outras coisas no seu dia a dia?
  • Ganhar um melhor salário?
  • Ter uma melhor qualidade de vida?
  • Simplesmente trabalhar com o que sempre sonhou, não importando o salário a ser pago?
Tudo isso é preciso ser questionado a si próprio para poder escolher, da melhor maneira possível, qual será a nova profissão que você irá optar.

Sem auto-conhecimento, dificilmente você saberá para onde ir e conseguirá ser feliz nesse novo rumo que está tentando dar à sua vida.

TENHA DEDICAÇÃO E FOCO

COMO COMEÇAR DO ZERO EM UMA NOVA PROFISSÃO - TENHA DEDICAÇÃO E FOCO

De nada adianta o desejo de começar uma nova profissão do zero se você não possui dedicação e foco para tal.

Nesses casos, você acabará começando e empolgando-se durante alguns meses, mas logo tudo sairá do controle e irá terminar com um mau resultado, ou mesmo com a desistência dessa nova profissão escolhida.

Começar do zero não é fácil para ninguém, mas dentro de um planejamento bem feito, dedicando-se às suas tarefas diárias e mantendo o foco em seu plano, é possível alcançar o sucesso.

Lembre-se sempre que é possível fazer isso seguindo a estipulação dos seus passos, dos seus cronogramas e de cada etapa a ser superada dentro dessa sua nova jornada.

Tudo isso será extremamente importante para que você não sinta-se tentado a desistir, algo muito comum por quem não está acostumado a sair da zona de conforto e não possui o mínimo de planejamento na vida.

ALGUMAS VEZES, SUA ANTIGA PROFISSÃO PODE AJUDAR

Muitas vezes, principalmente para quem está pensando em começar uma nova carreira com um empreendimento digital, a sua antiga profissão pode ajudá-lo muito nessa nova jornada.

Por exemplo, alguém que é nutricionista e resolve que deseja ser, a partir de agora, um produtor ou um afiliado digital, que são profissões com bons ganhos e mais liberdade de horários, pode beneficiar-se dos conhecimentos que têm.

Se você é economista, usando um outro exemplo, também é possível utilizar de toda a sua prática e conhecimento da sua antiga profissão para ser um bom infoprodutor digital ou um consultor online.

Desse modo, ao invés de fechar a porta atrás de você (que seria o seu antigo emprego), é possível deixá-la aberta de modo a ajudar dentro da sua nova profissão que está começando do zero.

Mesmo que sejam duas áreas totalmente diferentes (a antiga e a nova), ainda é possível usar de algum conhecimento adquirido para conseguir melhorar suas chances na nova jornada.

Acredite, essa é uma inteligente forma de você alcançar mais rápido o sucesso ao começar do zero em uma nova profissão, além de manter sua mente aberta para todas as opções disponíveis.

CONCLUSÃO

Como você viu, cada vez mais pessoas andam buscando promover uma mudança em suas vidas profissionais, procurando uma nova profissão que permita que elas conquistem alguns objetivos, como realização pessoal ou um melhor salário.

Entretanto, nem sempre é fácil promover essa mudança para uma nova profissão, o que impede muitas pessoas de alcançarem a felicidade profissional que sempre desejaram.

Neste texto, você pôde ver algumas dicas importantes a serem levadas em consideração por aquelas pessoas que estão pensando em começar do zero uma nova profissão.

Gostou do artigo de hoje sobre como começar do zero em uma nova profissão? 

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.