O Que é Procrastinar e como isso pode acabar com minha carreira

Muitas pessoas perguntam o que é procrastinar, bom, devemos enfatizar que esse ato tem a ver com a decisão de atrasar tarefas, começar pelas tarefas menos urgentes ou perder a motivação para realizar determinado feito.

Na prática, o ato de procrastinar é sinónimo de adiar uma ação, e pode prejudicar profundamente no processo de trabalho e de atuação de um profissional.

Porém, o atraso intencional e frequente no início ou no término de uma tarefa que causa desconforto subjetivo, podendo gerar perdas para a empresa, para a equipe, e problemas para o profissional como ansiedade ou arrependimento.

O QUE É PROCRASTINAR?

Não podemos confundir esse ato com preguiça. Geralmente, pode atingir pessoas ativas, mas que estão em ação e em atividade no trabalho.

A pessoa pode estar produzindo, mas na ordem errada, basicamente, prejudicando o seu desempenho.


CONSEQUÊNCIAS INICIAIS

Como consequência pode gerar sentimentos pesados como ansiedade. Essa ansiedade pode ter inúmeros fatores de origem e ainda continuar servindo de empecilho para a finalização do que deve ser feito caso não seja identificada e controlada.

Esses são fatores em que a ansiedade pode estar influenciando, causando o atraso e sendo um obstáculo até conseguir dar início naquela tarefa.

A IMAGEM PROFISSIONAL

Para a imagem profissional, saber o que é procrastinar é importante para o profissional. Trabalhar dessa forma resulta em efeitos negativos para a pessoa que a pratica. Geralmente, não se consegue reverter ou mascarar o tempo perdido com a demora em se iniciar a tarefa.

A procrastinação deixa tudo para depois, o tempo que se tem para realizar a demanda é menor.

Dessa forma, os entregues podem ser incompletos ou mal feitos, isso se as obrigações forem cumpridas. Como resultado, a imagem que o profissional ganha é a de alguém desorganizado e sem responsabilidade, que negligencia seus afazeres.

AUTOSSABOTAGEM

A procrastinação também pode ser considerada como uma forma de autossabotagem, pela complexidade emocional e psicológica de agir contra si mesmo ou temer alcançar determinado resultado.

Pode gerar stresse, um sentimento de culpa e vergonha por não ter cumprido com o que foi prometido, assim como perda da produtividade.

O QUE FAZER?

Inicialmente, o profissional deve aplicar novos hábitos em sua vida, mas a decisão tem que partir de você mesmo.

A seguir daremos cinco dicas fundamentais para o profissional evitar e saber o que é a procrastinação em seu dia a dia profissional.

Enfatizamos que combater a procrastinação não é uma receita única. Mas cada dica pode ser adaptada conforme o perfil de cada pessoa.

1. BUSQUE TEMPO LIVRE E DE QUALIDADE PARA A SUA OCUPAÇÃO

Incentivamos você a criar uma estrutura no seu dia para garantir que você está se comprometendo a fazer isso por si mesmo. Normalmente, fazê-lo na primeira parte do dia sem acumular tarefas e atitudes para o final do dia.

Ao realizar as tarefas em ordem, você não apenas trabalha com um novo cérebro, mas também cria um ambiente sem falhas.

2. ENXERGUE O SUCESSO

Visualize o sucesso como uma maneira de se manter motivado. Para fazer isso, imagine como seria ter a tarefa concluída. Como você se sentiria sabendo que abordou um projeto que estava evitando pode ajudar.

Visualizar o sucesso lembra o motivo pelo qual você queria fazer a tarefa, em vez de ser arrastado pelo pensamento de 'ter' que fazê-lo, o que é esmagador.


3. DIVIDA A TAREFA

Perante tarefas de médio e longo prazo, comece logo. Mas crie etapas para a sua realização.

Escolha uma tarefa que você deseja concluir. Pode ser grande ou pequeno. Defina um cronómetro para 25 minutos. Trabalhe nessa tarefa até o cronómetro disparar e depois pare. Faça uma marca de seleção em um pedaço de papel, isso indica que você concluiu um bloco de trabalho de 25 minutos.

Posteriormente, realize uma pequena pausa e faça algo não relacionado ao trabalho. Repita até que a tarefa seja concluída.

Ressaltamos que, para projetos muito grandes, essa técnica pode ser executada várias vezes ao dia por vários dias ou semanas.

Por outro lado, o ato de marcar o papel cria uma sugestão visível de que você progrediu em direção ao seu objetivo.

4. CONSTRUA RESPONSABILIDADE

Sabemos que boa parte dos trabalhadores possuem prazos. Em caso de pessoas que trabalham em casa, ou possui uma pequena empresa ou está apenas procurando maneiras de trabalhar com mais eficiência ou antes do prazo, a criação de uma rede de prestação de contas pode ajudar.

Ao saber o que é procrastinar é possível dar valor às etapas e às responsabilidades a serem assumidas na conclusão das tarefas.

Essa prática pode ser aplicada de várias maneiras. Você pode anunciar seu objetivo nas mídias sociais ou fazer uma parceria com um amigo ou colega de trabalho que também está trabalhando para atingir um objetivo.

Seja como for, a ideia é que alguém que não seja você mesmo saiba sobre seu objetivo e possa ajudá-lo a se comprometer com ele.

5. COMEMORE SEUS SUCESSOS

O Que é Procrastinar - Comemore seus sucessos

Além do planejamento e da adoção de incentivos, é importante comemorar os resultados positivos.
Não aguarde até que um grande projeto iminente termine para se recompensar, mas para traçar marcos ao longo do caminho que merecem elogios.

Pense em aplicar recompensar a cada etapa assumida e cumprida com qualidade.

CONCLUSÃO

Portanto deixar para depois o que você pode fazer hoje é fundamental para o sucesso como um todo.
Dessa forma, ao saber o que é procrastinar e evitar essa atitude ajuda a manter o foco e o equilíbrio.

Reconhecer que você realizou algo é realmente importante. Talvez seja algo realmente pequeno, como decidir que, quando você dá um passo no processo, vai dar um passeio e tomar um café.

Porém, é fundamental aproveitar esses momentos para comemorar os sucessos que temos ao longo do caminho.

Orientamos a melhorar a qualidade de seus projetos e trabalho sem desperdiçar tempo e sem perder o foco sobre as funções, principalmente, sobre as mais relevantes.