5 DICAS PARA DESENVOLVER O AUTOCONTROLE NO AMBIENTE PROFISSIONAL

autocontrole no ambiente profissional é uma qualidade que todos nós cedo ou tarde precisamos começar a desenvolver.
Seres humanos não são lógicos, portanto, não agem com razão o tempo inteiro. As emoções têm grande influência em decisões e atos do nosso dia-a-dia.

A melhor forma de adquirir e manter o autocontrole é desenvolver a inteligência emocional.

AS VANTAGENS DE MANTER O AUTOCONTROLE

As vantagens são inúmeras porque a maioria do sofrimento das pessoas estão relacionados a falta de autocontrole. Tal como, situações de mau humor, stress, irritabilidade.
Junto com stress, surgem muitos problemas e as más palavras que desencadeiam negatividade no ambiente profissional.

Por isso, muitas pessoas estão sendo demitidas ou perdendo negócios e oportunidades de alavancar a própria carreira, devido à falta de autocontrole.

Primeiro, você precisa entender o que você ganha desenvolvendo o seu autocontrole e quais são os seus benefícios.


Entre os benefícios de desenvolver o autocontrole, está capacidade das pessoas dominarem as próprias emoções e conseguir evitar comportamentos impulsivos e negativos, na hora errada e com as pessoas erradas.

Indivíduos com autocontrole usam sua inteligência emocional e conseguem escolher exatamente como querem agir. O resultado é a tomada de decisões mais assertivas e lucrativas.

As pessoas aprendem a lidar melhor com stress e as pressões no dia-a-dia. Notabilizam-se  pela marca da temperança por serem mais equilibradas emocionalmente e por serem líderes que inspiram a todos ao seu redor.

Quando o indivíduo exercita o autocontrole, ele consegue ter domínio sobre suas respostas, impulsos e emoções extremas. Atingindo aí os seus objetivos, sem a interferência de emoções negativas.

Desse modo, o equilíbrio emocional o auxilia a moderar sentimentos sabotadores e controlar assertivamente seus impulsos para que analise bem as suas escolhas; busque o equilíbrio e não tome decisões de maneira em pensada.

As pessoas que possuem autocontrole deve isso a sua inteligência emocional, ou seja, saber usar as suas emoções a seu favor:

  • O autocontrole deve ser exercitado diariamente no trabalho; em família; no trânsito e nas relações, para que seja aplicada de maneira natural.
  • O autocontrole deve ser usado também positivamente, sem anular as suas próprias emoções, mas lidando com elas de forma madura e mostrando as pessoas ao seu redor, como desenvolver o autocontrole através do seu próprio exemplo.

Agora, eu vou-te mostrar as cinco dicas para que você desenvolva o autocontrole no ambiente profissional.

DICAS PARA DESENVOLVER O AUTOCONTROLE NO AMBIENTE PROFISSIONAL

1. TOME CONSCIÊNCIA DAS SUAS EMOÇÕES

Não podemos controlar o que não conhecemos.

Explorar nossas emoções sem medo e sem censuras positivas ou negativas, principalmente as que são reprováveis socialmente, é o ponto inicial da sua mudança. Ou seja, se permita perceber cada uma das suas emoções acontecendo dentro do seu dia-a-dia.

2. LISTE CADA UMA DAS AÇÕES E REAÇÕES EXTREMAMENTE EMOCIONAIS

Isso exige muita atenção. Uma vez que muitos dos nossos comportamentos são resultados da nossa própria história de vida. E a partir disso, comece a identificar os gatilhos para evitá-los no seu quotidiano.

3. ASSUMA A RESPONSABILIDADE

A dramatização exagerada de momentos difíceis profissionais é uma agressão que fazemos a nós mesmos e a todos aqueles que estão no nosso redor. Ao invés disso, assuma a responsabilidade sobre o que você pode fazer para superá-los.


4. SEJA FLEXÍVEL

Quando somos radicais demais, exigimos muito dos outros e de nós mesmos.
Situações de stresse intenso provocam reações indesejáveis no ambiente profissional.

Aceite que você e todos ao seu redor irão errar e aprenda com cada um deles, para que você não volte repeti-los

5. FOQUE NO QUE É MAIS IMPORTANTE PARA VOCÊ

DESENVOLVER O AUTOCONTROLE NO AMBIENTE PROFISSIONAL

Para ter mais resultados da sua empresa, muitas vezes, quando não temos o controle total e imediato das circunstâncias que nos cercam, desencadeia um enorme conjunto de emoções e reações que nos arrepender-mos mais tarde. Então ao invés disso, você avalie o que é mais importante naquele momento e que precisa ser resolvido, somente quando estiver no controle das suas emoções novamente.

Enfim, deixar as situações resfriarem e resolver quando todos estiverem mais calmos, é um bom habito a se adquirir para qualquer ser humano e especialmente se você é um grande líder ou uma grande líder.

O importante é não esperar perder o autocontrole para depois admitir ou decidir, que você precisa aprender a manter o equilíbrio,

As mudanças não ocorrem da noite pro dia, mas pouco a pouco, podemos sempre ser melhor do que ontem.

CONCLUINDO...

O autocontrole no ambiente profissional exige autodeterminação e força de vontade. Ele expande nossos talentos de maneira notável. É o poder da performance humana no dia-a-dia profissional.