liderança na motivação de equipes

Nesse artigo, eu quero falar sobre a importância da liderança na motivação de equipes, e o papel que ela tem de criar maneiras de motivar as pessoas; motivar aqueles estão ao seu redor.

Quando falamos de liderança tendemos a pensar apenas no meio corporativo; dentro do meio empresarial ou profissional.

Na realidade, isso acontece em todos os lugares. Desde a nossa casa, pais e mães, que são líderes no casamento entre marido e mulher, também no círculo de amizade e assim por diante.


O tempo inteiro dentro das relações humanas sempre tem um líder, uma líder. Pessoa liderando em algum momento e claro, essa liderança é compartilhada; não permanece fixa dentro da vida pessoal e nem na vida profissional, também. E porque será?

Porque a liderança muda. As pessoas também vão mudando de cargos e posições. Ou seja, nada é eterno. Tudo está mudando o tempo inteiro.

QUAL O PAPEL DA LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO DE EQUIPES?

Seja uma equipe de pessoas profissionais, de pessoas amigas ou familiares. Nós seres humanos, somos muito parecidos, quando estamos em equipes ou grupos, como um corpo humano. 

Se nós não temos uma cabeça para definir para onde aquele corpo vai, o que ela vai fazer? Em que momento vai fazer? Qual a estrutura daquele momento que aquela equipe vai viver? 

A equipe acaba não vivendo nada; acaba não realizando nada e acaba se frustrando. 

E aí quais são as equipes que mais se realizam? Que mais permanecem juntas por mais tempo? 

Aquelas que têm uma liderança efetiva; aquelas que realizam grandes coisas; aquelas que se auto-motivam dentro da equipe. Começando assim, pelo próprio líder ou pela líder. 

Então, a liderança na motivação de equipes tem um papel muito importante em toda relação humana, desde a época das “cavernas”. 


É importante você tomar consciência que você deve ser líder. Aliás, você já é líder em vários momentos e não se apercebe. 

E você deve ser, especialmente naquelas situações caóticas em que ninguém sabe o que fazer e para onde ir.  

Daí a necessidade de um líder tomar as rédeas, falar, compartilhar e dar ideias para aquele “corpo”, aquela equipe de pessoas... Para que eles possam fazer e de que maneira podem fazer... Dar direção para aquela equipe.

E QUAL A MANEIRA MAIS SIMPLES DE DAR DIREÇÃO?

liderança na motivação de equipes - direção

Criando um processo... Criando uma dinâmica para aquela equipe, para que aquilo fluía. Dinâmica que tem começo, meio e fim. 
Quanto mais simples... Quanto mais clara para a equipe... Melhor!

Então, isso tem uma importância fundamental. Criar como se fossem hábitos ou processos, para que aquela equipe forme um “corpo” chamado equipe ou grupo profissional, família e assim por diante.

Tem que ter um processo bem definido pelo líder, para que aquela equipe realize algo; para que aquela equipe vá em direção a algum lugar; para que ele saia do lugar que está. 

Senão, aquela equipe ou grupo de família, de trabalho, que está cada um no seu lugar, batendo na cabeça, com aquela confusão. Porque não tem uma cabeça ou um líder definindo. 

São processos que você deve pensar... Dinâmicas que você deve criar, super simples.

CONCLUSÃO

Liderar requer um enorme conjunto de ações para que sua equipa possa ter sucesso.

E como tal, caso você queira aprofundar-se mais nessa questão, e caso você oriente pessoas ou até mesmo é chefe de uma equipe. Eu recomendo curso 100% online numa das melhores plataformas de cursos online.

O Curso de Chefia e Liderança do Cursos 24 horas. É um curso bastante acessível, confira... Clique Aqui.

Espero ter ajudado... Caso tenha alguma dúvida, é só deixar um comentário ou entrar em contato comigo por email.