engravidar rápido em período irregular

Períodos irregulares não são incomuns. De fato, 14 a 25% das mulheres experimentam ciclos irregulares em algum momento de seus anos férteis e existem várias razões para isso (SOP, falência ovariana, doença da tireóide, hiperprolactinemia, miomas uterinos, pólipos, endometriose, vários distúrbios da coagulação e muitos outros).

Mas ciclos irregulares não significam que você não pode engravidar naturalmente. Continue lendo para aprender como engravidar rápido em período irregular. A melhor maneira de engravidar depende muito da causa de seus ciclos menstruais irregulares.

O QUE SIGNIFICAM PERÍODOS IRREGULARES E REGULARES?


Um ciclo menstrual perfeitamente regular dura 28 dias, medido desde o primeiro dia de um período até o início do seu próximo período. Os ciclos menstruais, que duram consistentemente de 21 a 35 dias, ainda são considerados regulares.

Seu ciclo é considerado irregular se durar menos de 21 dias ou mais de 35 dias. Também pode ser considerado irregular se for muito diferente de mês para mês. Isso significa que um ciclo que dura 22 dias neste mês e 34 dias no mês seguinte também é considerado irregular, mesmo que esses comprimentos estejam na faixa normal.

Seu ciclo menstrual não precisa durar tanto assim todos os meses. Os ciclos menstruais podem variar alguns dias por mês e ainda são normais.

SINTOMAS DE OVULAÇÃO

Se você conhece os sinais de que seu corpo vai ovular em breve, pode muito bem determinar seus ciclos. Ao acompanhar seu ciclo e reconhecer seus dias férteis, você pode aprender muito sobre como engravidar rápido em período irregular. Alguns sintomas da ovulação são:

Variações na temperatura corporal basal (BBT): seu BBT muda ao longo do seu ciclo. Atinge seu ponto mais baixo quando você ovula e imediatamente sobe cerca de meio grau. Medir a temperatura corporal basal no início da manhã pode ajudar a determinar sua janela fértil.

Alterações no muco cervical: após o período, você tem pouco ou nenhum muco. Em alguns dias, ele se tornará mais comum e ficará branco ou nublado. À medida que a ovulação se aproxima, ela se torna "proteína", clara, elástica e aumenta em quantidade.

Dor abdominal: algumas mulheres experimentam dor leve no abdomen inferior ao ovular. Isso é chamado de dor moderada.

O colo do útero muda: se os níveis hormonais mudam antes da ovulação, o colo do útero fica mais macio e ligeiramente aumentado. Ele também se abre facilmente para que o espermatozóide possa penetrar no seu útero.

Ao rastrear esses sintomas, você pode determinar se ovulará em breve e, se descobrir sua janela fértil, poderá engravidar mais rapidamente. Você também pode usar um kit de previsão de ovulação para prever com mais precisão seus dias férteis!

O QUE CAUSA CICLOS MENSTRUAIS IRREGULARES QUE DIFICULTAM A GRAVIDEZ?

Existem muitas condições diferentes que podem causar ciclos irregulares. O ocasional ciclo irregular devido ao stresse ou doença pode ser normal. No entanto, se seus ciclos permanecerem irregulares por um longo período de tempo, você deverá consultar um médico para determinar a causa de suas cólicas menstruais.

Isso é especialmente importante se você deseja aprender a engravidar rápido em período irregular. As mulheres de ciclo regular têm 11 a 13 chances de engravidar dentro de um ano. No entanto, mulheres com ciclos irregulares podem ter menos chances.

Essas condições podem causar ciclos irregulares:

SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO (SOP)

A SOP é uma doença muito comum em mulheres jovens e afeta até 10% das mulheres em idade fértil. Isso torna a SOP o distúrbio endócrino mais comum em mulheres. SOP causa pequenos cistos nos ovários. Esses cistos interrompem a função ovariana normal e podem causar ciclos irregulares, infertilidade e outras complicações.

O seu médico pode prescrever contraceptivos orais para tratar sua SOP e ajudá-lo a engravidar rapidamente em intervalos irregulares.



TIRÓIDE HIPERATIVA OU HIPERATIVA

Sua tiróide controla praticamente todos os processos do seu corpo. Hipo ou hipertireoidismo podem causar infertilidade, alterações de peso, depressão, ansiedade e muitos outros sintomas. Após o tratamento e os níveis da tiróide voltarem ao normal, é mais provável que você engravide mais rapidamente.

HIPERPROLACTINEMIA

A prolactina é um hormônio que estimula a produção de leite materno. No entanto, esse hormônio também reduz a fertilidade, interrompendo a cadeia hipotálamo-hipófise-ovário e, consequentemente, bloqueando a ovulação. Por esse motivo, as mulheres que amamentam têm menor probabilidade de engravidar.

Em alguns casos, os hormônios prolactina podem aumentar; mulheres que sofrem de hiperprolactinemia têm menos probabilidade de engravidar rápido em período irregular. Essa condição pode causar outros sintomas, por exemplo, secura da vagina, sensibilidade mamária e vazamento de mamilo.

PROBLEMAS DE PESO

Um peso saudável é um dos fatores mais importantes para uma gravidez rápida. Excesso de peso ou baixo peso podem levar a ciclos irregulares, desequilíbrios hormonais e distúrbios da ovulação. 

Conseguir um peso saudável é uma das primeiras coisas que os médicos aconselham quando uma mulher não pode engravidar naturalmente.

COMO POSSO ENGRAVIDAR RÁPIDO EM PERÍODO IRREGULAR?


Se você está lidando com ciclos menstruais irregulares, deve procurar o médico para diagnóstico e tratamento. Felizmente, existem hábitos que também podem ajudá-lo a engravidar rápido em período irregular. Esses hábitos não podem substituir o tratamento médico, mas podem ajudar a recuperar sua fertilidade.

ACOMPANHE SUA OVULAÇÃO



Com um calendário menstrual como Flo, você pode determinar sua janela fértil. Aplicativos como Flo calculam seu tempo de ciclo com base nas informações fornecidas e permitem que você registre outros sintomas também.
Você também pode monitorar a temperatura corporal basal e o muco cervical para prever a ovulação. Se você deseja determinar seus dias férteis com mais precisão, existem muitos testes simples de ovulação que informam exactamente quando você ovula.

TER MAIS SEXO

Fazer sexo com mais frequência geralmente é uma das melhores maneiras de engravidar rápido em período irregular.

Lembre-se de que o esperma pode viver em seu corpo por até 6 dias. Isso significa que suas chances de engravidar, mesmo com ciclos irregulares, são muito maiores se você tiver relações sexuais frequentes ao longo do mês (a cada dois dias). Se você faz sexo com frequência, provavelmente terá dias férteis no seu calendário.

DESISTA DE MAUS HÁBITOS

Manter-se saudável é uma das melhores maneiras de engravidar rápido em período irregular. Dependendo da causa de seus ciclos menstruais irregulares, essas mudanças no estilo de vida podem ou não ser suficientes para resolver o problema subjacente. Mas mesmo se você precisar de tratamento médico, uma vida mais saudável sempre ajudará você a engravidar mais rapidamente e manter uma gravidez saudável.

Livre-se desses maus hábitos para melhorar suas chances de engravidar:
  • Tabagismo;
  • Beber álcool;
  • Consumir cafeína em excesso;
  • Não dormir o suficiente;
  • Levando um estilo de vida sedentário;
  • Muito exercício ou dieta.
MANTENHA SEU PESO IDEAL

Se você está acima do peso ou abaixo do peso, alcançar um peso saudável pode ajudar com problemas de fertilidade. Ambos os problemas de peso podem causar desequilíbrios hormonais que interrompem a ovulação, causam ciclos irregulares e impedem que você engravide naturalmente. Também foi demonstrado que atividade física moderada promove a fertilidade.

Se você decidiu engravidar, atingir um peso saudável pode ajudar a regular esses desequilíbrios. Lembre-se de que em alguns casos os problemas de peso são causados ​​por desequilíbrio hormonal, e não o contrário. Se você está lutando para alcançar um peso mais saudável, converse com seu médico para descartar quaisquer condições hormonais que possam causar esses problemas.



COMER DE FORMA SAUDÁVEL

A pesquisa mostrou que comer saudavelmente é uma ótima maneira de engravidar rápido em período irregular. Embora não haja uma dieta específica de fertilidade a seguir, muitos alimentos podem ajudar a melhorar suas chances de engravidar.

Estes são alguns dos melhores alimentos para fertilidade:
  • Peixe com baixo teor de mercúrio
  • Folhas verdes
  • Frutas
  • Ovos
  • Nozes e sementes
  • Iogurte
  • Proteína animal magra
  • Carboidratos complexos
  • Gorduras saudáveis.
Inclua esses alimentos em uma dieta equilibrada, juntamente com muita água, para aumentar suas chances de engravidar rapidamente.

Existem também alguns alimentos que você deve evitar ao tentar conceber:
  • Comidas fritas
  • Açúcar refinado
  • Bebidas carbonatadas ou sucos de frutas
  • pão branco
  • Cereais do café da manhã
  • Vegetais amiláceos
  • Carboidratos simples
  • Gorduras
  • Peixe com alto teor de mercúrio.
AFLIGIR-SE OU LAMENTAR-SE

O stresse pode afetar gravemente o ciclo menstrual e a fertilidade. Se você aprender a desmoronar esses sintomas, poderá engravidar rapidamente de maneira natural.
Stresse crónico ou mesmo ansiedade podem atrasar sua ovulação. A pesquisa mostrou que mulheres que relatam altos níveis de stresse têm maior probabilidade de sofrer ciclos irregulares ou até amenorréia (sem menstruação por mais de 6 meses).

Ironicamente, uma tentativa ativa de gravidez pode levar ao stresse e à preocupação. Integre algumas técnicas de gerenciamento de stresse à sua rotina para lidar com o stresse e a ansiedade. Isso aumenta a probabilidade de engravidar rápido em período irregular.

CONTACTE O SEU MÉDICO

Como mencionado anteriormente, as mudanças no estilo de vida podem melhorar suas chances de concepção, mas não podem substituir o tratamento médico por condições subjacentes. Se você tem ciclos irregulares o tempo todo, entre em contacto com seu médico para que eles possam determinar a causa dos seus problemas.



Seu médico provavelmente fará um exame físico, de ultrassom e de laboratório para medir seus níveis hormonais. Isso fornecerá as informações necessárias para diagnosticar condições de saúde que podem levar a ciclos irregulares.

Eles também perguntam sobre seus períodos e procuram sintomas de ciclos anovulatórios
Após o diagnóstico, seu médico pode prescrever o tratamento necessário. Eles também podem aconselhá-lo sobre como engravidar rápido em período irregular ou encaminhá-lo a um especialista em fertilidade.

TRATAMENTO DOMICILIAR POR PERÍODOS IRREGULARES

Você nunca deve tentar diagnosticar ou tratar os desequilíbrios hormonais. Ao escolher um estilo de vida mais saudável, você pode regular os processos hormonais em seu corpo.

Se você está lidando com ciclos irregulares, tente se exercitar, se alimentar de forma mais saudável, usando técnicas de controle do stresse, praticando ioga e eliminando hábitos prejudiciais. Essas mudanças podem ajudar a regular seus ciclos. No entanto, você deve sempre consultar seu médico sobre quaisquer sintomas relacionados ao seu período.

A boa notícia é que viver uma vida mais saudável e pedir ao seu médico podem ajudá-lo a restaurar seu período para que você possa engravidar rapidamente.