fim de um relacionamento longo

O fim de um relacionamento longo é sempre um momento difícil e, muitas vezes, traumático para a maioria das pessoas, que podem demorar algum tempo para conseguir recuperar-se.

Quando ocorre um rompimento, é normal sentir uma espécie de vazio na vida e estar constantemente triste com o acontecido, sem saber qual rumo tomar a partir daquele momento.

E não importa se era uma relação de poucos meses ou de mais de uma década de duração, o término é sempre muito impactante e causa muita dor, principalmente para aquele que “levou o fora”, ou seja, quem foi deixado.

A pergunta mais comum de alguém se fazer quando ocorre o fim de um relacionamento longo é: como superar? O que é preciso fazer para passar por esse doloroso período?

Se você está passando pelo fim de uma relação recente e está se perguntando o que será da sua vida a partir de agora, este artigo irá lhe ajudar bastante.

Aqui será possível ver algumas dicas importantes para superar o término de um relacionamento longo de forma eficaz e deixar para trás a dor causada por esse rompimento.

Quer saber tudo sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar este texto até o final!

FIM DE RELACIONAMENTO LONGO: COMO SUPERAR?

NÃO FUJA DAS SUAS EMOÇÕES

com superar fim de um relacionamento longo

Algo comum de acontecer após o fim de um relacionamento é que se fuja das emoções, ou seja, a pessoa tenta fingir que não está sentindo nada de tristeza e que está “muito bem, obrigada”.


Seja se foi você quem deu o fim na relação ou se foi o outro lado que terminou, não importa, todo término possui um período de verdadeiro “luto” e é super normal.

Nada de ficar tentando fingir força e mostrar que é inatingível por sentimentos, isso não é real e só irá piorar o seu momento e o tempo para sua superação.

Acredite, o mundo não irá acabar se você aceitar suas emoções, mesmo que não queira demonstrá-las aos outros, aproveite o tempo só seu para “desabar” e perceber o que está sentindo.

COMECE A CUIDAR MAIS DE VOCÊ

Com um relacionamento longo, a maioria das pessoas acaba por deixar de se cuidar e de se importar consigo mesmo, algo que é extremamente prejudicial, mas que dificilmente alguém percebe dentro de uma relação.

Ao terminar e passar um tempo sozinho, é possível perceber o quanto você se descuidou de si mesmo nos últimos tempos, não só esteticamente ou fisicamente, mas também quanto à sua saúde mental.

Assim, é importante que você aproveite esse período doloroso para dar a voltar por cima e voltar a cuidar mais de si, comendo melhor, dormindo melhor e prestando atenção ao seu emocional, mental ou espiritual.

Os exercícios também podem ser importantes nesse autocuidado, então se você nunca se exercitou antes ou se estava muito tempo parado, essa é uma ótima oportunidade para voltar à ativa.
Ninguém além de você pode cuidar e se preocupar consigo mesmo, portanto, comece a colocar isso em prática, e veja como será mais fácil superar o fim de um relacionamento longo dessa forma.

ESQUEÇA A VIDA DA SUA (OU DO SEU) EX

Não importa se é uma ex namorada (o), ex noiva (o) ou ex esposa (o), ou quem foi que tomou iniciativa do término, pois ao fim de um relacionamento, a vida daquela pessoa não é mais da sua conta.

Deixe que ela siga seu caminho, assim como você irá seguir o seu próprio, sem ficar preocupado com o que aquela pessoa está fazendo, verificando “todos os passos” dela diariamente.


Um dos maiores problemas da dificuldade em superar o fim de um relacionamento é justamente não conseguir esquecer e desligar-se dessa pessoa, como se a sua vida dependesse dela.

O que é pior é que ao descobrir que ela já está relacionando-se com outro alguém ou que anda curtindo a vida muito feliz com os amigos por aí, você acaba “entrando em uma fossa” maior ainda.

Portanto, se for preciso, bloqueie sua ou seu ex das redes sociais, e deixe de ter qualquer notícia sobre os rastros dela ou dele, inclusive pedindo a amigos e familiares para não falar mais sobre essa pessoa.

Acredite, não se trata de infantilidade, mas sim de saber cuidar da sua saúde mental e do seu bem-estar emocional.

CERQUE-SE DAS PESSOAS QUE VOCÊ AMA 

superando fim de um relacionamento

Falando em amigos e familiares, aproveite esse momento para cercar-se também dessas pessoas que você ama, pois, elas serão muito importantes para lhe ajudar a superar o fim de um relacionamento.

Aliás, essa é uma excelente hora para voltar a aproximar-se de familiares, como os seus próprios pais, e daqueles amigos próximos que estavam distantes, algo muito comum de quando se está em uma relação.

Você perceberá, dessa forma, como acabou se afastando de pessoas muito importantes e especiais para a sua vida, e voltar a fortalecer esses laços são cruciais até mesmo para quando for preciso falar sobre seus sentimentos e emoções.

Está cercado dessas pessoas é maravilhoso, mas isso não quer dizer que você não possa ter momentos só seus, que também são essenciais, e que com certeza quem te ama irá entender e respeitar.

SE FOR PRECISO, BUSQUE POR AJUDA PROFISSIONAL

Nem sempre é possível contar com amigos ou familiares nesse momento tão doloroso ao fim de um relacionamento, principalmente se você mora longe desse círculo de pessoas que ama.


Outras vezes, mesmo com o auxílio emocional das pessoas amadas é impossível lidar com esse período, e você começa a não conseguir mais estar bem com suas emoções.

Seja como for, é preciso que quando haja a necessidade, você busque por ajuda profissional e não tenha nenhuma vergonha disso.

A terapia com um psicólogo ou com um psiquiatra pode lhe auxiliar bastante a sair dessa situação tão difícil, ainda mais quando a tendência é que você queira isolar-se.

Muitas pessoas acabam por entrar em depressão por conta de um término de relacionamento, e quanto mais traumático ele for, pior será o “estrago” sobre o seu emocional.

Portanto, trate de procurar um profissional qualificado que ajude a superar o término e que mostre que há sim vida pós-relacionamento.

MUDE ALGUMAS COISAS NA SUA VIDA

O momento após o fim de um relacionamento longo, como visto, é encarado pela maioria das pessoas como algo terrível que apaga a alegria de viver durante algum tempo.

Por outro lado, um bom número vê isso como uma imensa oportunidade de promover mudanças positivas na sua vida, e é esse lado “otimista” que você deve optar ao fim de uma relação.

Descobrir novos hobbies, por exemplo, é uma ótima maneira de trazer novos ares para sua vida, libertando-se de vez das amarras do passado.

Quem sabe você até mesmo não faz uma mudança mais “drástica” e resolve mudar de cidade ou de país, indo começar uma nova vida em um novo local?

Tudo é possível nesse momento de possibilidades, portanto, não tenha medo de encarar as mudanças que sejam necessárias para superar o momento após terminar um relacionamento.

VOLTE A FAZER AS COISAS QUE SEMPRE GOSTOU

dicas para o fim de um relacionamento longo

Lembra-se da dica sobre voltar a se aproximar das pessoas de quem você eventualmente se afastou durante o período do seu relacionamento?

Pois é, isso também ocorre com as coisas que você gostava de fazer, pois, é muito comum renunciar a algumas coisas em uma vida a dois.

Enquanto alguns gostos seus são “absorvidos” pelo casal, outros precisam ser deixados de lado para dar vez aos hobbies preferidos do seu parceiro.

Nessa espécie de acordo, muita coisa que você amava acaba ficando de fora para que seja possível agradar a outra pessoa, então o momento pós-término pode ser excelente para voltar a fazer tudo aquilo de que se distanciou.

Essa é uma ótima forma de superar esse fim da relação, pois permite que você volte a ter prazer e se sentir bem fazendo coisas que ama e que haviam sido abandonadas.


Volte a ir ao cinema e ver filmes que gosta, compre as roupas que estava desejando fazia um tempo, passe uma noite inteira deitado vendo seriados, faça uma viagem sozinho para um lugar que sempre sonhou, tudo é válido.

Ao fazer isso, você voltará a se sentir inteiro e dono de si, além também de conseguir expandir bem seus horizontes nesse momento que é, na maioria das vezes, muito difícil.

CONCLUSÃO

Como você viu, o fim de um relacionamento longo é sempre um momento difícil, para ambas as partes, principalmente para aquela que foi “deixada” ou que “levou o fora”.

Seja como for, passar por um período de pós fim de relação é extremamente doloroso, mas há algumas coisas que você pode fazer para superar esse momento.

Neste texto, você pôde ver diversas dicas de como superar o fim de um relacionamento, como cercar-se de pessoas que ama e voltar a fazer coisas que amava e havia abandonado.

Seguindo essas dicas, logo você poderá estar sendo feliz novamente!

Gostou do artigo de hoje sobre como superar o fim de um relacionamento longo?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.